Você tem o costume de dormir tarde?
E se eu te dissesse que você pode perder peso só de fechar os olhos?
Você começaria a parecer e se sentir melhor – e este segredo todo não te custaria um centavo!
E aí, aceita o meu desafio para perder peso?
Bem, você pode começar hoje à noite deitando a sua cabeça no seu travesseiro e contando as ovelhas. É isso mesmo. O segredo é o sono! Eu sei que isso parece bom demais para ser verdade, mas mais e mais pesquisas estão demonstrando a relação entre dormir o suficiente e manter um peso saudável.
Dormir mais cedo é o caminho para emagrecer
De acordo com um estudo recente publicado na Sleep, os pesquisadores descobriram que ir para a cama cedo e dormir bem à noite é uma forma natural para perder peso.
Os cientistas da Universidade da Califórnia, Berkeley, seguiram 3.400 pessoas de 1996 a 2009 e rastrearam os seus hábitos de alimentação, sono, exercício e TV. Os pesquisadores descobriram que para cada hora que elas ficaram acordadas até mais tarde durante a semana, elas tiveram um aumento de 2% no índice de massa corporal.
E nem importava se elas dormissem oito horas. Ficar acordadas até mais tarde significava quilogramas extras. E enquanto esta pesquisa focou principalmente as pessoas mais jovens, os resultados podem ser piores ainda na medida em que você envelhece e o seu metabolismo fica mais lento.
Veja, ficar acordado até mais tarde desorganiza os seus hormônios e pode te deixar com mais fome. Pode até forçar o seu corpo a reter gordura! E, é claro, te deixa lerdo e com menos probabilidade de ser ativo no dia seguinte.
Então, se você realmente quer perder aqueles quilogramas indesejados, desligue a sua televisão, deixe os seus apetrechos de computador de lado e vá dormir mais cedo.
Você pode ver aquele peso derreter-se, sem ter que cortar uma única caloria. Que tal emagrecer dormindo?
Referências bibliográficas:
- Weight gain tied to later bed times (nytimes.com)
- Sleep. 2006 Aug;29(8):1009-14.
- The Lancet March 25, 2014
- International Journal of Obesity March 26, 2014
- JAMA Internal Medicine May 28, 2012
- Sleep Medicine February 3, 2014