Se você tem dificuldades para dormir, já deve ter ouvido um milhão de sugestões para tentar resolver o problema. Algumas complicadas, outras que colocam você na rota de remédios cheios de efeitos colaterais… Mas e se um simples banho pudesse lhe trazer bons sonhos?
Vendo que as pesquisas que relacionam o banho antes de dormir à qualidade do sono apresentavam diversos resultados diferentes, um grupo de pesquisadores decidiu investigar as hipóteses.
Eles fizeram uma meta-análise gigantesca nos dados de 5.322 estudos sobre o assunto, extraindo informações como:
- Latência do início do sono – o período de tempo necessário para realizar a transição da vigília total para o sono;
- Tempo total de sono;
- Eficiência do sono – a quantidade de tempo gasto dormindo em relação à quantidade total de tempo gasto na cama destinada ao sono;
- Qualidade subjetiva do sono.
As conclusões foram que:
- Tomar banho entre 1 e 2 horas antes de dormir fez com que os voluntários das pesquisas adormecessem em média 10 minutos antes;
- A temperatura ideal da água do banho deveria ser entre 40 e 42º C.
Portanto, se você enfrenta problemas para dormir, esta é uma ideia interessante e, o melhor, totalmente natural!
Além do banho: outras dicas naturais para melhorar o seu sono
- Melatonina: um indutor de sono comprovado. Os estudos sugerem doses de 3 mg a 5 mg. O ideal é na forma sublingual, pois via oral ela se decompõe no fígado e não entra em sua corrente sanguínea.
- Ashwagandha (Withania somnifera): fitoterápico, ergogênico, usado há 6.000 anos pela medicina Ayurvedica. A literatura sugere 300 mg a 500 mg duas vezes ao dia para induzir suavemente um sono reparador.
- Vitamina B1: Melhora os padrões de sono, além de aumentar a circulação cerebral. As melhores fontes alimentares são as carnes de órgãos de animais a pasto, ervilhas, feijão e sementes de girassol.
- Glicina: aminoácido que pode recuperar o seu sono reparador, além de lhe dar uma pele clara, firme e brilhante, com aspecto bem rejuvenescido. Uma pesquisa indicou que voluntários que a usaram dormiram melhor, acordaram sem fadiga e com mais clareza mental.
Pronto, agora você não tem desculpas para dormir mal. Tome um banho quente ou pense em algumas dessas alternativas… E relaxe! Um bom sono reparador é fundamental para uma Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Brain Behav Immun. 2016;51:223-229
- Nurs Res. 2014;63(1):36-50.
- Sleep. 1997;20(10):865-870.
- Indian Psychol Med. 2012;34(3):255-262.
- www.drrondo.com/glicina-o-indutor-natural-do-sono/
- www.drrondo.com/a-melatonina-nao-te-ajuda-a-dormir-pode-ser-por-isso/
- https://drrondo.com/recupere-o-sono-e-anos-de-vida/
- Sleep Medicine Reviews, 2019; 46: 124 DOI: 10.1016/j.smrv.2019.04.008