Estudo recente confirmou que humanos com alta concentração do químico bisphenol A (BPA) na urina podem ter um aumento de risco de doença cardíaca.
Os pesquisadores observaram uma alta correlação entre a exposição ao BPA (através de alta concentração urinária) e a incidência de doença coronariana em período de dez anos de seguimento, mostrando um resultado similar ao de outro estudo publicado em 2010.
Muitas pessoas ainda pensam que o BPA é encontrado somente nos plásticos, porém alimentos enlatados também têm demonstrado uma alta concentração desse químico. Infelizmente, a utilização do BPA é muito comum nas embalagens de alimentos e bebidas, assim como em recipientes.
Outro estudo demonstrou que segurar um papel tipo térmico (como os usados como recibo) por um período de cinco segundos foi o suficiente para transferir BPA para a pele, provendo um aumento de dez vezes dessa absorção em caso onde os dedos estavam molhados ou engordurados.
Fique atento aos efeitos do BPA!
Quando comparado a um grupo que consumia sopa feita na hora e com produtos frescos, a urina daqueles que consumiram sopa enlatada por cinco dias demonstrou um aumento de 100% de BPA.
Fato é que o BPA é um desregulador endócrino. Isso significa que ele mimetiza ou interfere em seus hormônios comprometendo o seu sistema endócrino, como as glândulas que regulam o humor, o crescimento, o desenvolvimento, a função tecidual e o metabolismo, assim como a função sexual e o processo reprodutivo.
Além disso, o químico pode levar a erros cromossômicos no desenvolvimento fetal, causando abortos espontâneos e lesão genética. Há fortes evidências de que o BPA também promove diminuição da qualidade dos espermatozóides, puberdade precoce, estímulo de desenvolvimento em glândula mamária, câncer e doença cardíaca, entre outros problemas de saúde.
Pesquisadores encontraram também associação entre o BPA e a obesidade geral na população adulta americana.
Então, como evitar essa contaminação?
O BPA já foi banido de mamadeiras. Mas, além desse cuidado deve-se evitar também:
• brinquedos que contenham o BPA em seu processo de fabricação;
• alimentos enlatados e refrigerantes em lata;
• todos os plásticos que contenham BPA;
• selantes dentários;
• recibos e comprovantes que usem impressão térmica.
Como é impossível eliminar tudo isso de sua rotina, é importante que você tenha o hábito de sempre lavar as mãos após pegar recibos e comprovantes e fique atento caso tenha passado loção nas mãos ou esteja com elas engorduradas ou molhadas, pois isso aumenta, e muito, a sua exposição ao BPA.
Referências bibliográficas:
– Plos One 2010 Jan 13; 5 (1): e 8673
– Environmental Research 2011 Aug; 111(6): 825-30
– The Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism 2012 Feb; 97(2): E223 7
– Jama 2011 Nov 23; 306 (20): 2218-20
– Circulation Feb 21, 2012
– Environmental Science and Technology 2011 Aug 15; 45 (16) : 6761-8