Com o calor, você pode ficar tentado a usar sapatos sem meias, pois esta é uma sensação de liberdade que traz de volta lembranças da infância. Infelizmente, a não ser que você cuide desses sapatos, pode desenvolver bactérias e um cheiro desagradável.
Então, como você pode curtir a sensação de ficar sem meias sem precisar conviver com este desconforto?
Os Fundamentos dos Odores do Pé
O cheiro começa com o suor secretado das glândulas de suor nos seus pés. As funções destas glândulas são manter os seus pés úmidos, a sua pele flexível e auxiliar em regular a temperatura. Quando você estiver com calor ou estiver se exercitando, os seus pés suam até mais do que o usual.
Diferentes das outras glândulas de suor no seu corpo, as glândulas de suor nos seus pés secretam o tempo todo, e não só em resposta ao calor e ao exercício. O cheiro começa quando o suor é degradado por bactérias e fungos que vivem na sua pele.
As Meias Previnem o Cheiro
As meias absorvem o suor e as bactérias, protegendo os seus pés e os sapatos, além de reduzirem o atrito entre os seus pés e os seus sapatos. Elas evitam que os seus pés fiquem ressecados e rachados, o que deixaria aberturas na sua pele que aumentam o risco de infecção.
Dicas de Cuidados para Manter os Seus Sapatos Livres de Odores
Se você realmente insiste em não usar meias, há algumas precauções que podem reduzir a quantidade de odor que os seus sapatos produzem nos meses de verão. Veja as dicas:
1. Seque bem os pés após o banho
Após o banho, certifique-se de que seus pés estão completamente secos antes de colocá-los nos sapatos.
2. Elimine Bactérias
Você pode eliminar bactérias que produzem mau odor nos seus pés usando vinagre de maça ou uma solução de água oxigenada e água. Coloque o seu fluido de preferência em uma borrifador e pulverizeas solas dos pés após cada banho e aguarde alguns minutos antes de calçar os sapatos.
Faça o seu spray de água oxigenada com uma colher de chá de água oxigenada de 3% em 250ml de água. O vinagre de maça pode ser usado puro.
3. Óleo de Coco
O óleo de coco tem propriedades antibacterianas e fungicidas naturais. Você pode usá-lo nos pés massageando-os antes de deitar. O óleo ajuda a eliminar as bactérias e amacia a sua pele.
4. Acondicionamento após uso dos sapatos
Evite guardar os sapatos após o uso em sacolas, caixas de sapatos e armários escuros. Deixe-os em local ventilado e ensolarado se possível.
5. Alterne o uso de seus sapatos
Ao alternar os dias que você usa os sapatos, você pode dar a eles mais tempo para secar completamente, reduzindo o crescimento das bactérias. Se você usa tênis com frequência, tenha mais que um para alterná-los.
Evite estas atitudes:
- Usar perfume dentro do sapato, pois isso só irá mascarar o odor;
- Antiperspirantes de pés, pois são antinaturais e estancam a sudorese dos pés. Além disso, você também estará acrescentando substâncias químicas ao seu corpo e eliminando o método natural de hidratação da pele dos seus pés.
A melhor dica:
Procure usar meias de cano baixo que não sejam visíveis por cima do topo de seus sapatos, o que vai aparentar que você está sem meias. Elas protegerão os seus pés de ressecamento, rachados ou de desenvolver lesões com o atrito dos seus sapatos.
Referências bibliográficas:
- Cutis, August 1992;50:95-97
- Family Practice News, May 15, 1992;54
- Skin and Allergy News, November 2003:37