Os médicos nunca pensam além da “pequena pílula azul” para os homens quando se trata de problemas sexuais. Mesmo que suas drogas mais populares causem dores de cabeça, problemas de visão, dor muscular e muito mais… E as opções de tratamento para as mulheres são ainda piores.
Os afrodisíacos naturais estão disponíveis em todo o mundo, mas só são bem valorizados pela população, normalmente não despertando o interesse da classe médica.
Porém, as pessoas, especialmente as mais velhas, sempre sabem o que plantas ou ervas podem fazer por você.
Eu estou falando da damiana…
Também chamada de Turnera diffusa ou “hierba de la pastora”, é uma erva originária da América Central e do Sul.
Tem sido usado por muito tempo, desde os astecas e os maias, como um afrodisíaco forte, muitas vezes chamada de “Turnera aphrodisiaca”.
E a erva funciona tanto para homens como para mulheres. Nos homens, proporciona o mesmo tipo de efeito que a droga mais popular para disfunção erétil. Nas mulheres, promove aumento de libido e intensifica o orgasmo.
Por que funciona
Um estudo da Universidade do Havaí descobriu que as mulheres que tomaram damiana apresentaram orgasmos mais intensos e frequentes.
Estudos mostram que a ingestão de extrato de damiana ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e a manutenção das terminações nervosas na genitália, o que pode ajudar a resolver as insuficiências sexuais e a disfunção erétil.
Pesquisadores da Universidade de Buenos Aires descobriram que ela relaxa e amplia as artérias intrapenianas, o que permite que mais sangue passe, levando a uma ereção.
Um estudo da Itália descobriu que damiana melhorou o desempenho de ratos impotentes.
É usada no Brasil e na América Central como um tônico para melhorar a saúde geral das pessoas, auxílio no tratamento de depressão, ansiedade e ataque de pânico.
Damiana tem sido usada para ajudar a impulsionar o desejo sexual e reduzir os níveis de estresse, mas pode oferecer mais do que apenas isso:
- Um relaxante do sistema nervoso
- Alivia depressão leve
- Regula a menstruação
- Alivia inchaço e cólicas menstruais
- Ação diurética
- Efeito laxante
- Alivia sintomas da síndrome pré-menstrual (PMS)
- Ajuda no tratamento da asma
- Ação anti-séptica de vias urinárias
- Alivia os sintomas da menopausa.
Geralmente tomado na forma de chá de Damiana. Veja como prepará-lo.
Para um copo:
- Coloque 1 a 2 colheres de chá cheias de folhas de damiana em uma xícara.
- Despeje 1 xícara de água fervente sobre as folhas.
- Permitir que o chá se infunda durante 15 a 20 minutos. Em seguida, coloque em uma xícara.
- Adoce com uma colher de chá de mel cru e orgânico, ou stevia
Aprecie!
A planta
Cresce até 2 metros (6.56 pés) de altura e tem folhas serrilhadas verde-pálidas. As flores de damiana têm uma cor amarela distinta, e geralmente crescem quando as folhas estão prontas para serem colhidas.
A folha damiana é considerada a parte mais importante da planta por causa de vários usos. De acordo com estudos, as folhas de damiana contêm vários flavonóides, taninos e outros compostos, o que explica como ele pode afetar positivamente o corpo humano.
Trata-se de uma solução natural e barata. Aproveite!
Referências bibliográficas:
- Kumar S., et al. “Pharmacological evaluation of Bioactive Principle of Turneraaphrodisiaca.” Indian J Pharm Sci. 2008 Nov-Dec; 70(6): 740–744.
- Arletti R., et al. “Stimulating property of Turneradiffusa and Pfaffiapaniculata extracts on the sexual-behavior of male rats.” Psychopharmacology (Berl). 1999 Mar;143(1):15-9. 6.
- Entheology.com, Turneradiffusa – Damiana Leaf
- Chevallier, Andrew, Encyclopedia of Herbal Medicine
- Global Herbal Supplies, February 2, 2010
- The Period Vitamin, Using Damiana Leaf for the Treatment of PMS
- Napiers the Herbalist, Damiana