A maioria das pessoas tem noção de que o cortisol tem impacto importante no processo de envelhecimento. Entenda seu efeito devastador.
Quando se tem altos níveis de estresse, consequentemente haverá elevação do cortisol, que gera:
– efeito de catabolismo no seu corpo, promovendo a degradação dos seus músculos
– lesão de tecido cerebral, causando atrofia do cérebro, normalmente associado com demência e depressão
– promove degradação dos depósitos de gordura para geração de energia. Isso aparentemente é bom, mas na verdade não é, pois reduz a gordura periférica, e não a visceral, causador de inflamação
– a persistência da inflamação estimula doenças crônicas e queda imunológica
– causa declínio físico e envelhecimento
– estimula a liberação de neurotransmissores que levam a compulsão alimentar, com risco de promover hábitos alimentares desfavoráveis causando ganho de peso
Efeito protetor do cortisol
Além do cortisol ser um hormônio do estresse, tem papel importante na sua defesa, garantindo que a sua glicemia não caia a níveis perigosos de hipoglicemia e até coma.
Sua ação por curto período é benéfica, porém caso se mantenha elevado, terá um efeito altamente negativo para a sua saúde.
O cortisol é produzido na glândula adrenal, classificado como um hormônio esteroide glicocorticoide, regulador do metabolismo da glicose.
Quando a sua glicemia começa a cair e seu glicogênio hepático é consumido, então o cortisol é ativado, estimulando a degradação de musculatura magra, tecido cerebral e ósseo para gerar aminoácidos.
Esses aminoácidos são convertidos em glicose pelo fígado, através da gliconeogênese, o que garante que o seu corpo continue recebendo energia.
Esse processo bioquímico explica porque manter dietas de baixo carboidrato, dieta keto ou carnívora não são ideais para todas as pessoas.
Para períodos curtos, essas dietas ajudam a emagrecer, reduzir processos alérgicos e até tratar doenças autoimunes, mas conforme se recupera a flexibilidade metabólica, deve-se reintroduzir carboidratos aos poucos.
Caso não se faça isso, acaba por comprometer o metabolismo saudável, causando disfunção mitocondrial, o que compromete o seu bem estar.
Portanto, por curto período de tempo a elevação do cortisol é protetora da sua saúde e vital para a sobrevivência, especialmente em períodos de pouca ingesta de carboidratos.
Por outro lado, a elevação crônica é lesiva para a sua saúde.
Portanto, deve-se buscar o equilíbrio na sua produção, mantendo-o através de uma dieta balanceada e bom estilo de vida para ter saúde e longevidade.
—
Referências bibliográficas:
– Fly October 23, 2024, Volume 18, Issue 1
– To Extract Knowledge from Matter October 30, 2024 (Archived)
– Front Aging Neurosci. 2019 Mar 1;11:43
– Physiol Behav. 2019 May 27;208:112563
– StatPearls [Internet], Physiology, Cortisol