Você se orgulha por correr quilômetros e mais quilômetros todas as semanas? Você ama o desafio e a adrenalina de completar uma maratona? Se todas as respostas foram sim, fique atento!
Como corredor eu entendo o impulso que leva muitos atletas e guerreiros de fim de semana a competir nestes eventos vigorosos. Mas, agora que eu tenho examinado as pesquisas mais recentes, eu acredito firmemente que fazer isso pode colocar o seu coração em risco. Por exemplo, dois estudos recentes demonstraram:
Danos ao coração após cardio pela vida inteira: Em um estudo publicado no Journal of Applied Physiology, os pesquisadores recrutaram um grupo de homens mais velhos extremamente em forma. Todos eles eram membros do Clube de Maratona 100, o que significa que eles eram atletas que tinham completado um mínimo de 100 maratonas. Se correr maratonas fornecesse um benefício cardiovascular, este certamente seria o grupo que você iria querer examinar seriamente. Então, o que eles encontraram? Metade dos atletas pela vida inteira mostrou alguma cicatrização do músculo cardíaco como resultado, especialmente entre aqueles que tinham treinado por um período mais e com mais severidade.
Cicatrização do coração após treinamento cardio de elite: Um estudo feito com animais e publicado no jornal Circulation foi projetado para imitar a carga rigorosa de exercício diário dos maratonistas sérios ao longo de 10 anos. Todos os ratos tinham corações normais e saudáveis no início do estudo, mas no final a maioria deles tinha desenvolvido “cicatrização difusa e algumas mudanças estruturais, semelhantes às mudanças vistas nos atletas de resistência humanos. ”
Existe um modo melhor de se exercitar?
A ciência agora sugere que o melhor regime de acondicionamento físico é aquele que realmente imita os movimentos dos nossos ancestrais caçador-colhedores, que incluía curtos surtos de atividades de alta intensidade, mas não corridas de longa distância como as maratonas.
A ideia atrás do “condicionamento caçador-colhedor” é imitar de perto as ações que os homens da antiguidade faziam diariamente. É para isso que o seu corpo foi programado afinal, e incluem atributos como:
- Uma variedade de exercícios feitos regularmente (treinamento com pesos, cardio, alongamento etc.).
- Alternar dias difíceis com dias mais fáceis.
- Sessões de treinamento de intervalos uma ou duas vezes por semana.
- Treinamento com pesos pelo menos duas vezes por semana.
- Tempo amplo para descanso após esforço físico.
Para te ajudar a melhorar esse processo de treinamento foi que escrevi o livro “20 Minutos e Emagreça”. Por isso, não deixe de ler e descubra como é fácil manter-se em forma e com a saúde em dia.
Referências bibliográficas:
- BMJ 2007; 335
- Live Science. October 25, 2010
- Am J Cardiol. 2001 Oct 15; 88(8):918-20, A9.
- Circulation. 2006; 114: 2325-2333
- J Appl Physiol. 2011 Jun;110 (6):1622-6. Epub 2011 Feb 17.
- Circulation. 2011; 123: 13-22