Você conhece algum praticante de corridas? Se sim, com certeza sabe como eles são apaixonados por essa atividade. Mas tem uma pergunta que deixa alguns um pouco divididos: o que é melhor, correr na esteira ou correr ao ar livre?
Antes de dar uma resposta concreta a essa pergunta, é importante avaliar os prós e contras de cada lado. Vejamos:
Correr ao ar livre
O primeiro detalhe é ONDE você está correndo. Em um parque ou praça, há o benefício de respirar ar puro e sair de casa, ainda que muitas de nossas cidades tenham problemas de poluição.
Além disso, ao correr durante o dia você pode tomar sol, algo importante e que temos cada vez mais deixado de lado. Nesse quesito, uma dica importante: NÃO use protetor solar durante todo o tempo. Explico neste outro post o porquê.
Outro fator importante é que o terreno não é tão regular, o que, por um lado, aumenta o seu esforço e a intensidade da atividade; por outro, você fica mais propenso a lesões… Outros fatores como o vento, calor ou frio excessivos, podem interferir na sua corrida.
Correr na esteira
A corrida na esteira pode ser mais monótona, e muita gente acaba até ficando desatento durante a atividade. Para evitar lesões e também aumentar o nível do desafio, o ideal seria variar a intensidade e a inclinação.
Em ambientes fechados, como geralmente é o caso da esteira, você não tem o benefício do sol, mas também evita possíveis problemas climáticos. A melhor opção, portanto, varia de pessoa para pessoa, e vale a pena colocar numa balança o que é melhor para você, analisando todos os detalhes que falamos até aqui.
Mas o que eu acho mais importante é fazer um alerta…
A verdade é que você deve EVITAR corridas de longa distância.
Correr longas distâncias – mais malefícios que benefícios
Ao correr longas distâncias, o organismo entende que deve aumentar seu estoque de gordura. No princípio pode-se até perder um pouco de peso, mas a longo prazo sabe o que acontece? Isso mesmo, você engorda! E tem que correr cada mais para manter o físico.
Além disso, o exercício prolongado causa inflamação silenciosa e oxidação, ambas inimigas do seu coração. Você envelhece mais rapidamente e tem um aumento de enzimas cardíacas. E isso não é nada bom.
O melhor a fazer são os exercícios intensos curtos, como os Supra Aeróbicos que eu proponho no meu livro 20 Minutos e Emagreça. Para saber mais sobre como fazê-los, é só clicar aqui.
Você não precisa mais correr durante horas e ainda melhora a sua saúde de uma forma como nunca imaginou! Aproveite!
Referências bibliográficas:
- Am J Prev Med. 2015 Sep 4. pii: S0749-3797(15)00345-1.
- Ann Intern Med. 2015;162(2):123-132
- BBC.com – Is it better to run outside or on a treadmill?
- BMJ January 21, 2015
- British Journal of Sports Medicine 2012;46:927-930
- Circulation. 2003;107(8):1110-6
- Exerc Sport Sci Rev. 2010 Jul; 38(3): 105–113.
- JAMA. 1995 Apr 19;273(15):1179-84.
- https://drrondo.com/corridas-longa-distancia-prejudicando-saude/
- https://drrondo.com/por-que-as-pessoas-em-forma-tem-ataque-cardiaco/
- Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia