Isso é algo que venho falando já faz algum tempo, e cada vez mais a ciência tem confirmado. Desde quando os cientistas começaram a entender melhor nosso DNA e até a mapeá-lo, muitos acharam que a chave para todas as doenças estaria na nossa genética…
As pessoas compraram essa ideia, e acabou surgindo uma indústria de testes genéticos. Todos querem analisar seu DNA para saber se correm o risco de terem alguma doença grave no futuro, como se fosse uma sentença inevitável de morte! Mas não é bem assim…
Seu DNA não é uma bola de cristal
Um estudo feito pela Universidade de Alberta, no Canadá, avaliou dados de duas décadas de estudos sobre a influência dos genes no surgimento de doenças. É a maior meta análise já feita sobre mutações genéticas comuns e sua relação com condições de saúde.
Segundo os pesquisadores, os resultados são claros: na maioria dos casos, nossos genes estão relacionados a apenas 5% do risco de desenvolvimento de doenças, número que pode variar para cerca de 10%.
Algumas exceções encontradas no estudo são a doença de Crohn, a doença celíaca e a degeneração macular, que têm uma contribuição genética de aproximadamente 40 a 50% – ainda assim, algo muito longe de uma previsão exata ligada ao DNA…
Então, não há como prever doenças?
Segundo o autor do estudo, David Wishart, que é professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta, há algo muito mais importante que pode indicar se você terá uma doença no futuro… O seu estilo de vida!
“Apesar dessas raras exceções, está ficando cada vez mais claro que os riscos de contrair a maioria das doenças surgem do metabolismo, do ambiente, do estilo de vida ou da exposição a vários tipos de nutrientes, produtos químicos, bactérias ou vírus. Esta pesquisa também destaca a necessidade de entender nosso ambiente e a segurança ou qualidade de nossos alimentos, ar e água.”
Portanto, mesmo que você tenha alguma propensão a certa doença no seu DNA, saiba que ela só se tornará uma realidade se você tomar as decisões erradas e não se cuidar. Por isso é importante estar sempre atento ao que você come, em como se exercita e até nos poluentes ambientais que podem estar entrando no seu corpo.
Na verdade, trata-se de uma boa notícia. É ótimo saber que o poder de evitar doenças graves está nas nossas mãos. Felizmente, hoje temos toda a informação disponível ao nosso redor, como tudo o que trago sempre por aqui para seu conhecimento. Faça do cuidar de si mesmo uma resolução para este ano. E Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Jonas Patron, Arnau Serra-Cayuela, Beomsoo Han, Carin Li, David Scott Wishart. Assessing the performance of genome-wide association studies for predicting disease risk. PLOS ONE, 2019; 14 (12): e0220215.
- https://drrondo.com/muita-cautela-com-testes-geneticos/
- https://drrondo.com/como-seu-risco-genetico-te-influencia/