Uma das maiores preocupações com doença cardiovascular é o deposito de cálcio nas artérias coronarianas. Em artérias “endurecidas”, que não tem mais elasticidade ou complacência, ocorre maior possibilidade de coágulos, obstruções ou ambos, causando um ataque cardíaco e derrames.
Cada vez mais, as pesquisas mostram que vitamina K2 tem a habilidade miraculosa de evitar que o cálcio fique incrustado nas artérias, e em um estudo Europeu, pessoas com a maior ingesta de vitamina K2 foram 52% menos propensos a terem artérias calcificadas. Tiveram também 57% de redução de risco de doença cardíaca num período de seguimento de 10 anos.
Em contraste, as conhecidas estatinas não reduziram o risco de morte para pessoas sem historia de doença cardíaca, que além de caras, apresentam múltiplos efeitos colaterais
Já a vitamina K2, além de prevenir a calcificação das artérias, mantendo-as complacentes, envia o cálcio para os lugares certos: ossos e dentes, tornando-se fortes e resistentes.
Segundo estudo Japonês em mulheres, observou-se que vitamina K2 reduz fraturas em 80%. E mais, segundo estudo publicado no European Prospective Investigation em Câncer e Nutrição, observou-se um aumento de ingesta de vitamina K2 pode reduzir o risco de câncer de próstata em 35%.
Resumindo, a vitamina K2 estimula a saúde e a resistência a doenças virtualmente em todos os sistemas do corpo, incluindo ossos, coração, pele, cérebro e próstata.
Como conseguir vitamina K2 na alimentação?
A concentração de vitamina K2 do alimento depende da sua origem. Animais que até pastoreiam produzem quantidades copiosas de vitamina K2, que aparece no seu leite, na sua gordura e na sua carne.
Por outro lado, gado criado em confinamento, alimentação com grãos ou rações parecem produzir carne e leite com pouca ou nenhuma vitamina K2.
Veja as melhores fontes de vitamina K2:
- gado criado a pasto
- laticínios de animais criados a pasto (leite, manteiga, queijos)
- fígado de animais criados pastoreando
- ovos, especialmente a gema (galinhas criadas soltas, pastoreando)
- natto
- peito de frango de animais criados pastoreando
Como eu sempre digo: diga sim aos produtos animais de qualidade e tenha a certeza de estar ingerindo a vitamina K2!
Referências bibliográficas:
- Nutrition 17 (10), 880-887, 2000.
- The American Journal of Clinical Nutrition 65, 883-884, 1997.
- Nutrition 22 (7-8), 845-852, 2006.
- NutraIngredients.com, February 12, 200
- Eur J Nutr 43 (6), 325-335, December 2004
- Arch Intern Med 166, 1256-1261, 2006
- Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia