Sempre que entra o Ano Novo é a mesma coisa: a resolução nº 1 das pessoas é perder peso. E você sabia que só vai conseguir isso se melhorar a saúde do seu trato gástrico intestinal? Aliás, melhorar a sua ecologia intestinal é muito mais do que melhorar seus hábitos intestinais.
O equilíbrio da sua flora intestinal é um dos aspectos mais importantes da sua vida, incluindo redução de riscos de câncer, síndrome metabólica, depressão e diabetes tipo 2.
Segundo Hipócrates, o pai da medicina “Todas as doenças começam no intestino.”. E isso, também era afirmado pelos chineses antigos.
Quanto mais conhecimentos nós temos, mais entendemos essa real importância do trato gastrointestinal, que é crucial na saúde e na doença, além de agir como um segundo cérebro.
Portanto, se você quer realmente dias melhores, atingir seus objetivos de perda de peso, condicionamento, saúde e bem estar, esse é o ponto.
Modificando a sua ecologia intestinal você recupera:
- Seu sistema imunológico: 80% dos receptores imunológicos estão no intestino, que quando há presença de bactérias ruins de invasores estranhos, agressores celulares e pró-inflamatórios, nocauteiam o sistema imunológico.
- Ação anti-inflamatória: com agressores (bactérias ruins), você apresenta inflamações crônicas, de baixa intensidade (silenciosa) que ativam o processo inflamatório, causando inflamação sistêmica. Como sabemos, ela está ligada a doenças serias, como degeneração neurológica, diabetes tipo 2, doença cardiovascular etc.
- Cerca de 90% da serotonina é produzida no intestino. O desequilíbrio de ecologia intestinal, portanto, causa alteração do seu humor, emoções, alergias e ansiedade.
- Sua capacidade de assimilar nutrientes, pois as bactérias boas têm papel importante na extração de nutrientes doa alimentos, sem o qual você não aproveita o que ingere.
Sucesso em perder peso = melhorar ecologia intestinal
Essa comunidade de bactérias residentes no seu trato gastrointestinal são as responsáveis pela sua habilidade de perder peso.
As bactérias que residem no seu intestino e ajudam a extrair energia dos alimentos que você come são influenciadas pelo tipo de alimento que você escolhe.
Dietas ricas em açúcar e alimentos processados podem reduzir a diversidade da flora intestinal e a sua saúde de modo geral.
Conforme você muda seus hábitos alimentares, isso pode alterar a diversidade da sua ecologia intestinal e afetar as respostas do seu corpo para dietas e intervenções nutricionais.
Como melhorar a flora intestinal
- Alimentos fermentados são o modo mais barato, melhor e mais fácil de promover um impacto significante no seu trato intestinal. Produtos de leite fermentado contêm galacto-oligossacarídeos (carboidrato não digerível) que agem como probióticos e aminoácidos essenciais. Contêm ainda enzimas do complexo B e CLA.
- Fibras insolúveis, importantes no desenvolvimento das bactérias do seu intestino, além de desacelerarem a digestão dando a sensação de saciedade por longos períodos.
- Probióticos, que aumentam a diversidade da ecologia intestinal, promovendo seu crescimento e multiplicação.
Referências bibliográficas:
- The Guardian, December 31, 2015
- Enterotypes of Humam Gut Microbiome, Nature. May 12, 02011:473(7346); 174-80
- Human Microbiome Project, National Institutes of Health
- Neurogastroenterology. March 2011: 23(3); 255
- Nutraingredients.com Sept 12, 2010
- Proceedings of the National Academy of Sciences. Sept 7, 2010