A grande expectativa dos cientistas, pesquisadores e profissionais da área médica na atualidade é entender como funcionam as células-tronco e como estas podem ajudar nos casos de certas doenças que ainda não têm tratamento ou cura.
Isso vale para condições como lesão da medula espinhal, doença cardíaca, Alzheimer, Parkinson, diabetes, esclerose múltipla (EM), doença de Crohn, lúpus, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e muito mais.
Mas não é só isso…
Elas têm indicação também no tratamento de outras doenças degenerativas e antienvelhecimento.
Acompanhe este artigo até o final para entender quais são esses benefícios e como estimular as células-tronco!
Entendendo as células-tronco
Diferentemente da maioria das células em seu corpo, que tem funções específicas, as células-tronco são indiferenciadas, ou seja, não têm um propósito específico, mas podem se transformar em células especializadas de acordo com a sua necessidade.
Simbolicamente, é como se o seu corpo tivesse um “cheque em branco”, que vai ser usado de acordo com a necessidade orgânica.
O problema é que, com o envelhecimento, vamos perdendo a capacidade de produzi-las naturalmente, e é aí que entra a terapia com células-tronco.
Trata-se deum tipo de medicina regenerativa emergente usada para reparar células danificadas, reduzindo a inflamação e regulando o sistema imunológico.
Mas ainda não pode ser considerada a cura para nenhuma doença.
A terapia com células-tronco utiliza matéria prima células do tecido adiposo, placentário, cordão umbilical ou medula óssea, selecionando as células mesenquimais.
As formas de administração são:
- via intravenosa
- intratecal, ou seja, diretamente na medula espinhal
- injeções nos locais ou próximo da área afetada, como ombro, mãos, quadris, joelhos e tornozelo
Isso permite redução de inflamação dos locais danificados ou doentes em seu corpo, além de regular o sistema imunológico.
É um processo não invasivo e que pode ajudar os pacientes a ter uma vida melhor.
7 potencializadores de células-tronco
Agora, veja algumas formas naturais de potencializar as suas células-tronco:
- Dieta keto
Se você está seguindouma dieta keto com baixo teor de carboidratos, você estará gerando cetose, uma condição metabólica em que o corpo obtém a maior parte da energia proveniente das gorduras. Com isso, promove autofagia, o que estimula a geração de células-tronco.
2. Jejum intermitente cíclico
Esta é outra maneira de ativar as células-tronco. Age da mesma forma que a dieta keto, também promovendo autofagia o que consequentemente aumenta a geração de células-tronco.
3. Exercícios de alta intensidade
Esses treinos em que se alterna explosões curtas com recuperação promovem ativação, regeneração e diferenciação de diversos tipos de células-tronco. Aconselho o programa supra aeróbico descrito no meu livro 20 Minutos e Emagreça.
4. Sono reparador
Neste caso, me refirodormir de 7 a 8 horas por noite. Com isso, você estimulará a sua capacidade natural de regeneração de células-tronco e de tecidos.
Desenvolva uma rotina noturna de deitar-se e acordar nos mesmos horários. É importante também criar um ambiente relaxante no seu quarto, sem claridade e em uma temperatura de cerca de 23º.
Evite a luz azul, gerada por lâmpadas de LED, assim como a tela de computadores, celulares e TV.
5. Compostos polifenólicos
Promovem o controle das citocinas inflamatórias, reduzindo o estresse oxidativo e ativando a autofagia.
Com isso, aumentam a função mitocondrial, além de ativar as células-tronco.
Os mais conhecidos são:
– Resveratrol. É um polifenol e antioxidante natural encontrado na casca das uvas. Encontrado no vinho tinto ou em suplementos.
– Quercetina. É um flavonóide encontrado em várias plantas e alimentos, assim como no vinho. Promove diferenciação das células-tronco mesenquimais da medula óssea. Outra opção é na forma de suplemento alimentar.
– Cúrcuma. Seucomposto ativo é a curcumina, com propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas. Ajuda na diferenciação de células-tronco. Pode ser associada nos alimentos e bebidas. Além disso pode ser suplementada em cápsula.
6. Probióticos
Exercem função importante na correção da flora intestinal, com isso tendo repercussão positiva na produção de células tronco.
É imperativo nos dias atuais o seu uso para compensar as consequências de uma alimentação muito rica em carboidratos, refinados, grãos e doces, algo tão comum e que causa disbiose intestinal.
7. Vitamina B3
Uma simples vitamina do complexo B é a chave para reativar suas células, tornando-as biologicamente mais jovens.
Trata-se da vitamina B3 (niacina, niacinamida ou nicotinamida) …
Isso mais uma vez ficou claro numa publicação da revista Science, na qual os pesquisadores revitalizaram a mitocôndria usando essa vitamina.
Os resultados foram impressionantes. Houve regeneração de células-tronco de todo o corpo, resgatando a vitalidade e a jovialidade.
Portanto, tenha atenção a essas opções naturais. Eles são uma chave para estimular as células-tronco e garantir uma Supersaúde!
Referências bibliográficas:
- Stem_cell basics. NIH.
- Oncotarget. 2017 Jun 6;8(23):38008-38021.
- Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2010 Jan 12;365(1537):155-63.
- J Cardiovasc Nurs. 2009 Mar-Apr;24(2):98-105
- Stem Cell Res Ther. 2019 Feb 26;10(1):68
- Front Aging Neurosci. 2018 Dec 3;10:391.
- Cell. 2019;178(5):1115-1131.e15
- Cell Stem Cell. 2014 Jun 5;14(6):810-23
- MIT News. May 3, 2018
- Life Sci. 2018;214:51-61
- BioMed Research International. 2018
- Stem_Cell Res Ther 10, 307 (2019)
- Am J Hematol. 2014 Dec;89(12):E235-8
- J Endocrinol Invest. 2017;40(5):513-521
- Biomed Res Int. 2018 Mar 15;2018:4178021
- J Biol Chem. 2008;283(21):14497-14505
- Phytother Res. 2019;33(11):2927-2937
- Ativando suas Células-tronco com uma Dica Simples – www.DrRondo.com
- Células-tronco: o Fim da Dor Crônica? – www.DrRondo.com
- Exercícios Curtos Turbinam seu Aprendizado e Memória – www.DrRondo.com
- Use Cúrcuma e Reverta o Envelhecimento pela Raiz! – www.DrRondo.com