O uso dos cigarros mentolados é um assunto que sempre volta à tona. Trata-se daqueles cigarros saborizados, dos quais um dos tipos mais comuns são os com gosto de mentol. Por terem esse sabor, eles acabam sendo uma porta de entrada para o vício.
Em 2013 a Anvisa tentou proibi-lo, mas a indústria entrou com um processo e a questão custou a ser resolvida. Finalmente, no ano passado (2018), o STF manteve a regra e a proibição desse tipo de cigarro no Brasil.
Ainda assim, fica o alerta, pois as empresas que comercializam esse tabaco podem ainda entrar com ações nos Estados, conseguindo permissão para vendê-los nesses locais determinados.
Problemas dos cigarros mentolados
Nos Estados Unidos, os cigarros mentolados são permitidos, e por lá há diversos estudos falando sobre seus males. Segundo a FDA, órgão de regulação de alimentos e medicamentos do país, 30% dos fumantes adultos usam. Já no caso dos fumantes jovens, os números sobem para alarmantes 40%!
Muita gente pensa que, por serem saborizados, eles fazem menos mal ou que é mais fácil largá-los. Um grande engano! A mesma FDA comunica que ele é ainda mais difícil de se abandonar, e outras pesquisas comprovam o dado.
Além disso, o próprio mentol é um perigo. Segundo o Dr. Gary Giovino, que desenvolveu estudos sobre o efeito dos cigarros mentolados, o mentol atua como um anestesiante tópico no trato respiratório.
Por isso, quem usa, acaba fumando de forma mais intensa! Sem contar o fato de que é uma substância química a mais entrando no seu corpo – como se já não houvesse um caminhão delas em cada cigarro…
Sempre é bom ficar alerta!
A pesquisa do Dr. Giovino, feita nos EUA, mostrou que, em certos grupos que mais utilizam os cigarros mentolados, há uma dificuldade 12% maior de largar o vício do que no caso de fumantes de cigarros convencionais.
Embora no Brasil os mentolados estejam proibidos, é sempre bom ter cuidado. Nós sabemos que também há comercialização de cigarros ilegais, contrabandeados etc., e portanto, é importante fazer este apelo…
Passe longe dos cigarros mentolados. Na verdade, o ideal é que você fique distante de qualquer tipo de cigarro! Mas, como nesse caso, muitos ainda têm dúvidas e os jovens acabam sendo os mais afetados, vale a pena repetir. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- STF mantém regra da Anvisa que proíbe cigarro com sabor. Folha de São Paulo. 1 fev. 2018.
- Cigarros mentolados são mais prejudiciais que os convencionais, diz estudo. G1. 23 jun. 2013.
- Nicotine & Tobacco Research, ntz067
- https://drrondo.com/alerta-adolescentes-sao-os-mais-expostos-ao-cigarro-eletronico/