Nesta época de Carnaval, você estará cheio de estresse… Mas espero que seja do tipo de estresse BOM, a preocupação com a folia!
Mesmo assim, nesses dias de alegria há consequências que precisam ser consideradas. É comum nesse período as pessoas se alimentarem e beberem a mais, bem diferente do que fazem normalmente. Isso pode ser uma oportunidade para o surgimento de problemas.
Portanto, é importante você ficar atento:
O perigo das bebidas:
Além da preocupação com as bebidas em si, é importante lembrar-se das possíveis interações com medicações como:
- Álcool e antiácidos: não é uma boa misturar. Se você tiver azia, queimação ou abusar de comida nestes dias, não tome cimetidina, ranitidina ou medicações antiácidas, pois elas bloqueiam a metabolização do álcool. Isso aumenta a embriaguez elevando seu risco de envenenamento por álcool.
- Álcool aumenta o efeito de sedativos, analgésicos e anti-histamínicos, e podem potencializar o efeito colateral de alguns antidepressivos, comprometendo a parte motora e mental.
- Com medicações anti-hipertensivas, o álcool pode aumentar o efeito inicial, mas quando isso passa, causa retenção de líquido e pode comprometer o seu efeito.
- Combinar grandes quantidades de álcool com produtos contendo Acetominofen pode causar lesão hepática.
- Se você toma Aspirina ou outro anti-inflamatório não esteroide, a bebida pode aumentar o risco de sangramento gastrointestinal.
- Diabéticos devem tomar cuidado, pois as medicações hipoglicemiantes (metformina) interagem de forma adversa com álcool (por exemplo, alterando o ritmo cardíaco).
- Para os que usam Propanolol: com o uso de álcool, no início a absorção da medicação é reduzida, interferindo em seu efeito. Continuando-se a usar o álcool, o nível de Propanolol no sangue aumenta, intensificando o efeito do remédio e reduzindo a pressão arterial a níveis muito baixos.
Então, se você faz uso de medicamentos, tome muito cuidado com as bebidas. Essa mistura pode ser extremamente prejudicial para a sua saúde. Aproveite a festa com responsabilidade!
[divider]
Referências bibliográficas:
- British Medical Journal, August 15, 1992;378-379.
- JAMA, June 14, 995;273(22):1739-1740
- Journal of Family Practice, 1991;33(6):585-590.
- World Hypertension League Bulletin of the World Health Organization, 1992;70(6):685-690.
- Am J Clin Nutr, 1999;69:1071-1085