Se você me acompanha por aqui, tem visto sempre informações sobre novas pesquisas envolvendo os cães. Esses animais são os mais presentes nos lares brasileiros, estando presentes em 44,3% dos lares, segundo pesquisa da Faculdade de Medicina Veterinária da USP.
Esses dados são interessantes quando consideramos o quanto eles podem ajudar nossa saúde. Agora, uma pesquisa canadense avaliou o quanto a presença de um cachorro pode auxiliar em momentos angustiantes de espera nos hospitais.
O estudo consistiu em levar um cão adestrado ao setor de espera para atendimento de emergência do hospital da universidade. Pacientes com queixas cardíacas, fraturas, desordens psiquiátricas e dores crônicas puderam interagir com o animal durante 10 a 30 minutos, e depois responderam a um questionário dos pesquisadores.
Os resultados mostraram que:
- As principais respostas foram sensação de melhora, conforto, felicidade e calma.
- 80% expressaram felicidade durante a visita e disseram que se sentiam mais calmos após o contato com o cão.
Segundo o professor Collen Dell, um dos autores do estudo:
“As emergências são lugares agitados e confusos. A maioria das pessoas que esperam pelo tratamento se sente nervosa, e a espera pode aumentar a dor. É bem conhecido que interagir com animais pode ajudar os seres humanos a se sentirem calmos e relaxados.
Com tempos de espera consistentemente altos nas emergências, sugere-se que os cães podem ter um papel terapêutico mais amplo para desempenhar o conforto dos pacientes em sofrimento e dor”.
Ter um cachorro faz bem para você
É claro que o caso citado no estudo é especial, e cães que fazem esse tipo de trabalho em hospitais são preparados para a atividade. Eles são levados por adestradores também especializados, o que resulta nesses benefícios.
Mas o seu cãozinho também lhe ajuda bastante. A interação com os cães, em diversas circunstâncias, reduz a ansiedade, os níveis de batimentos cardíacos e a pressão arterial. Ela aumenta seus níveis de dopamina, neurotransmissor que reduz o cortisol, o hormônio do estresse.
E como já comentei, outras pesquisas indicam que conviver com cães:
- Reduz alergia, eczemas e asma em crianças;
- Melhora sua forma física, pelos passeios frequentes.
São muitos os motivos para amar esses animais! Caso vá adotar, tanto no caso de cães quanto de outros bichos, lembre-se que eles exigem cuidados por muito tempo e merecem tratamento adequado. Portanto, seja responsável!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/cachorro-saude/
- https://drrondo.com/cachorros-podem-ajudar-a-prevenir-asma-e-eczema-em-criancas/
- Dogs may protect against childhood eczema and asthma. Eurekalert.org. 27 out. 2017.
- Fall T, Lundholm C, Örtqvist AK, et al. Early Exposure to Dogs and Farm Animals and the Risk of Childhood Asthma. JAMA Pediatr. 2015;169(11):e153219.
- Jornal Estado de Minas. 28 jul. 2016.
- The Journal of pediatrics. February 2011Volume 158, Issue 2, Pages 265–271.e5
- Wu Y, Luben R, Jones A Dog ownership supports the maintenance of physical activity during poor weather in older English adults: cross-sectional results from the EPIC Norfolk cohort J Epidemiol Community Health 2017;71:905-911.
- Dogs reduce distress of patients waiting for emergency hospital care. Eurekalert.org. May 1. 2019.