Com certeza, esta uma das mais antigas refeições FAST-FOOD conhecidas… A diferença é que é extremamente saudável! O brodo, caldo ou sopa remete-nos à Idade das Pedras, quando se cozinhava em cascos de tartaruga e na pele sobre o fogo. Ou nos tempos antigos, quando o enorme caldeirão de sopa ficava borbulhando durante o dia, para fazer a comida de toda a família… O brodo foi um dos primeiros alimentos cozidos em potes.
Resumindo:
Ele é o fast-food original, além de ser mais conveniente hoje do que na época das cavernas. E porque estou chamando-o de fast-food? Porque leva 5 minutos para colocar os ingredientes básicos para fazer um brodo (mais rápido do que ir a uma lanchonete). Depois disso, o seu forno ou cozimento baixo fará todo o trabalho.
Não tem alimento tão fácil de fazer como esse! E mais, o caldo caseiro feito com ossos é excelente para acelerar a reparação e recuperação das doenças. Essa preparação pode levar 6 horas para ossos de galinha e até 24 horas para ossos de cordeiro ou carne de boi.
Assim que o brodo ferve, o osso começa a dissolver, liberando gelatina, aminoácidos, minerais, vitaminas e outros nutrientes para fornecer uma “nutrição profunda”.
O nosso corpo precisa desta nutrição! O brodo nos satisfaz a nível celular de forma que a maioria dos alimentos não consegue.
Propriedades de cura do brodo
Quando você ingere um brodo, você se sente bem por completo, e as suas células comemoram também. Isso é porque ele contém potentes nutrientes que queimam gordura e energizam a célula.
Se você quer emagrecer e ter uma aparência rejuvenescida, pense em colágeno e gelatina. O colágeno é parte do osso, contendo ampla gama de aminoácidos. Quando você cozinha a sopa com osso por longo tempo, o colágeno se transforma em gelatina.
Veja o que essa gelatina faz por você:
1 – Fortalece a sua pele
É por isso que as mulheres usam gelatina para amaciar a pele há séculos.Os nutrientes na gelatina fornecem colágeno, como um Botox natural, aliviando rugas e revertendo flacidez e estrias. Pode também eliminar celulite.
2 – Combate inflamação
Se mesmo um caldo de galinha fornece neutrófilos com ação anti-inflamatória, imagine o brodo. Essa gelatina fornece um aminoácido, a glicina, que inibe a inflamação local e sistêmica. Com menos inflamação, é mais fácil perder peso, reduz-sea manifestação de doença autoimune, e é por isso que pacientes com Psoriase, Doença Celíaca e Artrite se beneficiam com as propriedades de cura do brodo.
3 – Repara a integridade do seu intestino
A gelatina estabiliza a mucosa gastrointestinal, reduzindo a lesão por excesso de ácidos e aumentando o mecanismo de proteção da mucosa gástrica. A gelatina encontrada no brodo é um coloide hidrofílico, que melhora a digestão. Ela repara a flora intestinal, com isso curando o intestino inflamado ou poroso, melhorando a sua imunidade.
4 – Promove cabelos saudáveis e crescimento da unha
Com a melhora da parte intestinal, consequentemente haverá maior assimilação de nutrientes que influenciam pele, cabelos e unha.
5 – Promove ossos fortes e saudáveis
O brodo contém altas concentrações de cálcio e magnésio, além de outros nutrientes que apresentam papel importante na formação de ossos saudáveis.
6 – Inibe infecções
Segundo estudos, o caldo de galinha tem propriedades medicinais que combatem infecções como gripe e resfriados. Imagine o brodo!
Nutrientes do brodo
Você pode pensar que o caldo feito com ossos é riquíssimo em cálcio. Apesar deste mineral estar presente em níveis altamente disponíveis, com ação nos ossos e sistema endócrino, há outros nutrientes importantes no brodo:
- Iodo: especialmente em brodo de peixe, que regula a sua tireóide;
- Fósforo: que é critico na geração de energia na célula;
- Magnésio: que aumenta a digestão e repara a sua pele;
- Alquilglicerol: que protege contra o câncer, estimulando o sistema imune;
- Condroitina e Glucosamina: importantes na regeneração de cartilagem e articulações;
- Arginina: importante na produção de hormônio do crescimento: massa muscular e geração de óxido nítrico, reparação tecidual, melhora função sexual, protege contra Doença de Alzheimer;
- Glicina: importante no combate a inflamação e formação de colágeno, desintoxicação de fígado, reduz estresse oxidativo, melhora a sensibilidade à insulina, secreção do hormônio do crescimento, aumenta a queima de gordura e melhora a qualidade do sono.
- Prolina: ajuda o corpo a sintetizar proteína, repara feridas, metaboliza melhor os alimentos e protege contra o estresse oxidativo.
- Glutamina: promove reparação da mucosa gástrica e protege contra úlceras.
Portanto, o brodo é um curador sistêmico, revitalizador e melhorador do metabolismo.Quando você adiciona os benefícios desse alimento, fica fácil de entender porque as avós judias tratam gripes e resfriados com brodo de galinha, os pais caribenhos dão sopa de pé de vaca aos filhos e os coreanos prescrevem brodo de peixe para melhorar a imunidade e promover emagrecimento.Fazer a sua própria sopa é extremamente econômico e efetivo, pois você pode usar os ossos que, em outras oportunidades, jogaria fora.
E lembre-se: como já dizia Maimonides, o famoso médico da Idade Média:
“Sopa é um alimento excelente, assim como a medicação”.
E mais, quando você preparar o brodo, lembre-se da pele que se forma no topo da panela. Não jogue fora, esta é a melhor parte, contendo nutrientes valiosos. Agora, aproveite e conte com os benefícios dos caldos para a sua saúde!
Referências bibliográficas:
- JPEN J Parenter Enteral Nutr.2005 Jan-Feb;29(1 Suppl):S70-4