Coma isso, não coma isso…
Com qual frequência você se depara com um menu para decidir o que comer? O que você escolhe? Pode ser que esteja pensando em pedir uma costela de dar água na boca e uma cerveja bem gelada, certo?
Mas, uma voz bem baixinha atrás da sua cabeça lhe diz: “vamos ser honestos”… Ou é a voz da sua esposa nos seus ombros que lhe diz para que peça a opção saudável.
Tem algo mais frustrante que isso? Ser incomodado pelo alimento que deseja consumir? E sem ver nenhum resultado?
Mas, veja…
Pode ser uma surpresa para você que a alimentação que considerava a opção saudável, na verdade, é a pior escolha?
A ideia dominante do que é ruim de comer pode não estar correta. Muitas vezes, o alimento que você deseja é a melhor opção.
Bife, Frango ou Salada Caesar?
O bife com brócolis é o vencedor aqui! O bife é cheio de gorduras saturadas boas, incluindo o chamado ácido esteárico, que reduz o risco cardiovascular. Já o brócolis fornece uma gama de micronutrientes saudáveis.
Apesar do frango ser visto como um alimento saudável para ser escolhido, o problema é que contém pouca gordura. Quando nós colocamos o bife e o frango em comparação, vemos que o bife é mais rico em nutrientes.
Os croutons e o molho da Salada Caesar são calorias vazias. A alface romana perde muito em relação ao nível nutricional do brócolis, e o molho da salada compromete esses nutrientes.
Em média, um molho da Salada Caesar tem cerca de 1200 calorias, 7 g de açúcar, e impressionantes 2.5 g de sódio, o que é 106% do que é sugerido como valores diários.
Lembre-se, gordura boa da alimentação não significa gordura no seu corpo, e colesterol na dieta não significa colesterol no seu corpo.
O seu fígado usa esse colesterol como um composto orgânico que o seu corpo PRECISA. Consumir colesterol simplesmente poupa seu fígado da carga de sintetizar tanto desse componente essencial.
Alimentos animais como carne vermelha, leite, queijo e ovos são ricos em nutrientes, mais até que frutas e vegetais!
Mas tenha em mente que precisamos de todos os macronutrientes, sendo necessário diariamente muita gordura boa, proteína com moderação, fibras e vegetais em abundância. Carboidratos, virtualmente zero.
Agora, repito o conselho de sempre: diga sim ao bife! Se for com brócolis, melhor ainda!
Referências bibliográficas:
- Time Magazine March 7, 2011
- Cornucopia Institute July 7, 2014
- Livro Sinal Verde para a Carne Vermelha. Editora Gaia
- Livro Mude sua vida com supernutrientes.