Que o oxigênio é crucial para uma boa saúde ninguém discute, porém quando se fala do carbono, no caso o dióxido de carbono (CO2), é entendido como um produto lesivo da respiração.
Porém, o que poucos sabem é que o oxigênio do ar se liga com a hemoglobina quando o inalamos, e então é o CO2, quando em quantidade suficiente que permite a optimização da oxigenação dos tecidos.
Na verdade, o CO2 é como se fosse um taxi levando o oxigênio ao seu destino certo, caso contrário não chegaria.
E na sequência do processo respiratório (e de transporte do oxigênio), o CO2 é expelido.
Ou seja, a oxigenação só é optimizada quando há CO2 suficiente.
Infelizmente poucos médicos entendem isso.
E veja que curioso:
Com a pandemia todos passaram a entendero uso do oxímetro para saber se a pessoa estava oxigenando adequadamente, porém se você tiver o CO2 extremamente baixo, pode estar tendo 100% de saturação, mas nesse caso o oxigênio estará na sua circulação, mas NÃO pode ser usado.
O motivo é que para se ter oxigenação adequada, você precisa de produção de CO2.
Pode ser um choque para a maioria das pessoas, mas isso faz do CO2 uma das mais efetivas intervenções que aumentam a longevidade.
Para se ter produção suficiente de CO2, é fundamental que a mitocôndria esteja funcionando bem, pois o CO2 é produzido somente através do ciclo de Krebs, dentro da mitocôndria.
Caso se tenha disfunção mitocondrial, hipotireoidismo ou alto grau de inflamação, você não estará produzindo CO2 suficiente.
Como otimizar os níveis de CO2
O modo mais simples, é respirar corretamente.
Muitas pessoas apresentam uma respiração curta, o que acaba gerando uma respiração rápida, o que expele muito CO2, causando alcalose respiratória.
Deficiência crônica de CO2 contribui para morte prematura.
A solução para se ter o CO2 na quantidade adequada, é a respiração longa e mais lenta.
E segundo Georgi Dinkov:
Acontece que o dióxido de carbono, embora clinicamente seja visto principalmente como um resíduo da respiração, é na verdade o que nos protege da conhecida toxicidade do oxigênio.
Na verdade, se você falar com pessoas que trabalham em trauma ou em unidade de terapia intensiva, quando tiverem que reanimar pessoas que estão em choque ou que sofreram algum tipo de ataque isquêmico, elas vão te dizer que a entrega prematura de oxigênio, ou entrega muito oxigênio… é na verdade o que mata a maioria dos pacientes depois que eles saem do estágio inicial de choque.
A introdução de muito oxigênio muito rapidamente cria essa enorme tempestade de citocinas e uma reação inflamatória, e uma das razões (para isso) é que as células são hipermetabólicas – elas não estão produzindo dióxido de carbono suficiente, então não são capazes de utilizar o oxigênio corretamente.
CO2: Benefícios
As culturas asiáticas já usavam a água carbonatada (rica em CO2) para a saúde.
Os romanos indicavam banhos com água carbonatada para todo tipo de problema de saúde, como artrite, infertilidade, etc..
Na idade média, os monges prescreviam banhos em águas quentes (fontes termais) por ser rico em CO2.
No século 20, as clinicas russas começaram a oferecer banhos com CO2.
E a lista de indicações atuais são:
– Demência e Distúrbios psiquiátricos
– Tuberculose
– Rinite e infecções de ouvido
– Enxaquecas
– Anti envelhecimento
– Aumento de energia por ativar produção de ATP
– Câncer
– Asma e tosse crônica
– Desinteria e colites
Métodos para aumentar o CO2.
– Respirar e um saco de papel em situações emergenciais de acidose metabólica
– Banhos de CO2.
– Beber água carbonatada ou outras bebidas carbonatadas
– Banhos em águas termais
Compreender a importância do dióxido de carbono para nossa saúde pode ser transformador. Como médico especializado em nutrologia e terapias antioxidantes, descobri que equilibrar os níveis de CO2 é fundamental para a otimização da oxigenação dos tecidos, um elemento crucial para a longevidade e bem-estar. A respiração correta, longa e lenta, pode ser um caminho simples, mas eficaz, para melhorar sua qualidade de vida. Se você está buscando entender mais sobre como otimizar sua saúde e equilibrar os níveis de CO2, convido-o a agendar uma consulta. Vamos juntos explorar as práticas e conhecimentos que podem levar à vitalidade e saúde prolongada. Visite https://linkbio.drrondo.com/ para mais informações e agendamento.
—
Referências bibliográficas:
– The American Journal of Psychiatry, 01 Apr 1994, 151(4):547-553
– Aerosol and Air Quality Research, 14: 480–499, 2014
– Frontiers in psychology June 2, 2016; 7
– Perry M. Jarrell, Charles Fox, Michael Stein and Steven Webb, Practical Aspects of CO2 Flooding. 2002