Se tem uma coisa que o brasileiro dificilmente abre mão é de um cafezinho. Não é mesmo?
Então, os adeptos da bebida (com moderação) podem comemorar! Uma pesquisa recém-publicada no European Journal of Preventive Cardioloy, mostrou que tomar de duas a três xícaras de café ao dia pode auxiliar na longevidade e na diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
A pesquisa sugere que o consumo leve a moderado do café nas variedades moído, instantâneo e descafeínado pode ser considerado como um hábito positivo para um estilo de vida saudável.
O estudo contou com quase 450 mil pessoas livres de arritmias ou outras doenças cardiovasculares no início do estudo. Vale destacar também que a idade média entre os participantes era de 58 anos e que mais da metade eram mulheres.
Quando comparados os grupos de bebedores e de não bebedores de café, o estudo mostrou que 9,6% dos participantes foram diagnosticados com doença cardiovascular, mas que o menor risco estava entre aqueles que consumiam a bebida de duas a três vezes por dia.
O risco de desenvolvimento de doença cardiovascular entre os bebedores de café foi de respectivamente 6% para os adeptos do café descafeínado, 20% para o café moído e 9% para o café instantâneo.
Já os casos de arritmia foram diagnosticados em 6,7% dos participantes. E, mais uma vez os menores riscos foram observados entre aqueles que bebiam em média de quatro a cinco xícaras de café por dia, sendo que os riscos reduzidos foram de 17% entre os consumidores de café moído e de 12% entre os consumidores de café solúvel.
Benefícios pouco conhecidos do café
Além de ajudar na longevidade e na diminuição dos riscos de doenças cardíacas, o café também possui outros benefícios que talvez você ainda não conheça. São eles
- Melhora da saúde do fígado;
- Prevenção de diabetes;
- Melhora da função cognitiva;
- Proteção contra o câncer;
- Ativação do metabolismo e queima de gordura;
- Proteção contra envelhecimento precoce;
- Prevenção de demências como Parkinson e Alzheimer; e
- Fornecimento de energia para os exercícios físicos.
Mas atenção! Cuidado com o café em excesso!
Você que me acompanha já me viu falar bastante sobre o café e os seus benefícios. Especialmente quando se trata de café orgânico e ingerido sem açúcar ou adoçantes químicos.
Mas, mesmo que as notícias sobre o café, como a que vimos agora, sejam positivas, temos que ter em mente que tudo em excesso é perigoso.
Estudos publicados anteriormente mostraram que o excesso de café pode estar ligado a um aumento do risco de 3 condições, sendo elas: osteoartrite, artropatia e a obesidade.
Para os mais preocupados, logo adianto que não há motivo para pânico. Porém, é claro, tudo depende da dose. O risco só aumenta se você tomar mais do que seis xícaras de café ao dia.
Então, voltando às boas novas sobre o café, lembre-se que beber pequenas quantidades ao longo do dia vai fazer muito bem ao seu coração, literal e cientificamente falando!
Assim sendo, vai um cafezinho aí?
Supersaúde!
Referência bibliográfica
- Sociedade Europeia de Cardiologia. “O consumo de café está associado ao aumento da longevidade.” ScienceDaily. ScienceDaily, 26 de setembro de 2022.
- Cuidado com os Excessos: Café Demais Também faz Mal! – www.DrRondo.com
- 5 Benefícios do Café que Você Ainda Não Conhecia – www.DrRondo.com