Talvez você pense que o único uso do bafômetro é para descobrir quais motoristas beberam antes de pegar o volante.
Mas não é só isso. Esse recurso de diagnóstico através do cheiro já é realidade na medicina moderna.
O mais novo instrumento médico é um analisador de respiração, inicialmente sendo testado em doenças que normalmente só se manifestam em estágio avançado, como o câncer.
Nos primórdios, cerca de 400 anos A.C., Hipócrates, o pai da medicina, já usava o cheiro como instrumento diagnóstico.
E isso vem se repetindo por gerações de médicos.
E a sua alimentação influencia diretamente o seu cheiro, tanto é que a ingesta de vegetais e frutas nas dosagens adequadas afeta positivamente o seu odor, promovendo uma transpiração mais floral e frutada. Enquanto isso, o cheiro de maçã podre, por exemplo, pode sugerir diabetes.
Além disso, o consumo de gordura, carnes e ovos está associado com um odor agradável, fato que não ocorre nas pessoas que ingerem muito carboidrato refinado.
Isso é baseado em um estudo interessante realizado na Universidade de Sydney, Austrália. Ele informa que o que você come influencia como você cheira – ou melhor, o que você come afeta seu odor corporal e, como resultado, pode afetar a resposta de outras pessoas a como você cheira.
Além disso, o seu cheiro também pode contar a história da sua saúde, particularmente com relação à área axilar (ou seja, axila) do seu corpo. Você pode ter notar que o odor do corpo, bom ou ruim, geralmente exala das axilas mais do que qualquer outra área.
Nesse estudo, mediu-se os níveis de carotenoides (pigmentos antioxidantes naturais) através de espectrofotometria de pele, que comprova a ingestão de frutas e vegetais.
Além disso, segundo avaliação das mulheres, os indivíduos que tinham a pele mais rica em carotenoides eram mais atraentes.
Através do cheiro, elas descobriram que:
- os homens que comiam mais vegetais cheiravam melhor, portanto, eram mais atraentes.
- os que ingeriam gordura, carne e ovos também influenciavam positivamente na atração de um companheiro.
- já os que tinham alta propensão para macarrão, batatas brancas e pão tinham o suor e um cheiro menos agradável.
Porém, não são só as mulheres as únicas a fazerem julgamentos com base no cheiro do suor de outra pessoa. Um estudo para ambos os sexos, realizado no Monell Chemical Senses Center mostra claramente que o odor corporal influencia os julgamentos sociais.
Fatores que influenciam o odor
- dieta alimentar e peso
- estresse, ansiedade, nervosismo e raiva
- medo
- exercício
- altas temperaturas e estado febril
- estado de saúde e idade
Bafômetro para doença
Essa tecnologia já é usada há muitos anos por Forças Armadas na detecção de agentes químicos empregados na finalidade militar.
No caso da versão médica, a respiração exalada da pessoa é direcionada a um sensor que ioniza os compostos orgânicos voláteis (VOC), fazendo-os ganhar uma carga elétrica.
Isso resulta em uma “impressão digital química”, sem necessidade de agentes químicos, agulhas ou reagentes.
A expectativa é que os benefícios sejam enormes. Exames como a tomografia computadorizada, por exemplo, identificam câncer de pulmão em pessoas com histórico de tabagismo tarde demais para ser tratado. Além disso, são exames caros e produzem grande quantidade de radiação.
Por outro lado, “biópsias de respiração” são baratas e sem risco.
A organização Câncer Research UK testa o analisador de respiração na detecção de outros tipos de câncer como bexiga, rins, mama, cabeça e pescoço, cérebro, esôfago, pâncreas e próstata.
Então, lembre-se: o seu hálito pode revelar muito sobre sua saúde. E esse tipo de bafômetro é mais um caminho do futuro para uma Supersaúde!
Referências bibliográficas:
- Chem Senses. 2006 Oct;31(8):747-52. Epub 2006 Aug 4
- International Journal of Psychological StudiesVol3, No. 2 (2011)
- PLoS One. 2013 Oct 9;8(10):e77144
- Nutrients. 2014 Feb; 6(2): 466–488
- Appl Environ Microbiol. Nov2014; 80(21):6611-9
- Evolution & Human Behavior.January 2017 Vol 38, Issue 1, Pages 136–143
- NPR The Salt August 14, 2017
- Smithsonian.com August 2, 2012
- www.economist.com
- O Estado de São Paulo. Metrópole A7. 19/12/2017