Cada vez mais estamos vendo pessoas com problemas de tireoide, uma verdadeira epidemia de hipotireoidismo e câncer. E as mulheres são as que estão mais susceptíveis, situação que tende a aumentar com o envelhecimento.
Mas porque esse órgão está tão propenso a esses problemas?
Todas as doenças começam no intestino, e certamente neste caso a sua ecologia intestinal é um fator importantíssimo a ser considerado.
Sua ecologia intestinal é composta de trilhões de bactérias intestinais “boas” e “ruins” que vivem no seu trato digestivo e corpo, moldando o seu DNA.
Essa interação influencia a sua saúde, inclusive a tireoidiana, regulando seus hormônios.
Portanto, quando a sua ecologia intestinal (ou microbioma) entra em desequilíbrio, afeta-se a glândula tireoide, desregulando a produção hormonal, o que consequentemente torna o metabolismo mais lento e sem energia.
O seu sistema imunológico fica agredido, pois 85% dos receptores estão no trato intestinal, promovendo um curto-circuito imunológico, com resposta pró-inflamatória em toda a mucosa gastrointestinal e desencadeando comprometimentos sistêmicos.
Comprometimentos sistêmicos e a tireoide
Assim, na tireoide haverá alteração hormonal em consequência da inflamação cerebral, induzindo redução da produção de TSH, portanto, baixa produção de T4 pela sua tireoide
Seu hormônio T4 (tiroxina) é produzido pela glândula tireoide e convertido no T3 ativo (triiodotironina) para exercer seus efeitos positivos no seu corpo.
Porém, neste caso, não se converte o T4 em T3, e com isso você não obterá os benefícios da função saudável da tireoide, tais como clareza mental, metabolismo ativado, queima adequada de gorduras, pele e função intestinal saudável.
Portanto, em condições de desequilíbrio de ecologia intestinal haverá uma grande resistência para a conversão dos hormônios tireoidianos, pois cerca de 20% do seu hormônio tireoidiano T4 é convertido para a forma ativa de T3 no intestino.
Ou seja, são as bactérias boas que auxiliam na conversão de T4 para T3. Sem isso provavelmente a sua tireoide não vai funcionar adequadamente.
Fatores que afetam a ecologia intestinal
Saiba que as bactérias vivas no intestino são afetadas por um grande número de fatores, e quanto mais se somarem, maiores as chances de comprometer seu intestino e sua saúde.
Os principais culpados pela destruição das bactérias intestinais incluem:
- Uso excessivo de antibióticos de prescrição;
- Imunossupressores e inibidores de acidez gástrica;
- Anticoncepcional;
- Alimentos refinados e industrializados;
- Água clorada;
- Açúcar refinado e frutose processada;
- Óleos vegetais transgênicos;
- Carne, leite e ovos de animais confinados;
- Alimentos transgênicos e pesticidas;
- Glúten inflamatório;
- Estresse emocional;
- Álcool (exceto vinho tinto);
- Falta de exercício e estilo de vida sedentário;
- Tabagismo;
- Hábitos de sono ruins e interrupções do ritmo circadiano.
Cuide bem da sua flora intestinal. Quando comprometida, não só a sua tireoide como toda sua saúde entra em risco. Fique atento!
–
Referências bibliográficas:
- Applied Environmental Microbiology 2004 Nov; 70(11): 6459–6465
- Cell Microbiol. 2008 Jul;10(7):1442-52
- Gut Microbes. 2018; 9(4): 308–325
- Gut Microbiota For Health, 24 Feb 2016
- Neuroendocrinology 1996;63:237–243
- www.drrondo.com/cancer-de-tireoide-tem-se-tornado-um-mal-cada-vez-mais-frequente/
- www.drrondo.com/tireoide-a-chave-da-energia/