Se você persegue altas performances não subestime o valor da água.Já está provado que uma boa hidratação melhora o rendimento em até 15%.
Não são poucos os atletas que se esforçam ao máximo, mesmo arriscando a saúde, para alcançar uma melhora de mísero 1% em sua performance. Se bebessem mais água pura, poderiam acrescentar de 7 a 15% ao rendimento, de forma segura e legal. Esses resultados se tornaram evidentes num estudo recente feito com atletas de resistência (maratonistas, ciclistas, triatletas) que foram hidratados com água pura durante 3 dias.
Com exceção das células gordurosas, 90 % de todas as outras células do corpo são apenas água. Portanto, a hidratação é fundamental para que elas funcionem em nível ótimo. E anote aí: somente a água pura hidrata o corpo com máxima eficiência. Não espere sentir sede para bebê-la. A sede já é sinal de desidratação.
Saiba quanto beber
É fácil calcular a quantidade diária de água que uma pessoa comum deve beber. Basta dividir seu peso por 30. Quem pesa 60 quilos, por exemplo, deve beber 2 litros. Com atletas é diferente, eles precisam de mais: devem acrescentar dois copos de água pura a cada quilo perdido durante os exercícios.
Faça uma experiência: mantenha-se bem hidratado e fique de olho nos resultados. Certamente você se sentirá mais bem disposto durante e após os exercícios e sua performance poderá ser ainda melhor.
Pura e poderosa
A água traz imensos benefícios para o corpo do atleta e pode representar ganhos consideráveis em sua performance. Veja o que ela faz:
-estabiliza a temperatura corpórea
-elimina ácido lático e outros produtos tóxicos degradados nas células musculares, reduzindo dores e incômodos após o treino
-preserva a integridade do DNA e RNA mensageiro para a geração de novas proteínas de reparação dos tecidos
-atua sobre as enzimas que reparam as proteínas, reduzindo o tempo de recuperação após os exercícios
-reforça a estrutura de todas as proteínas
-facilita a liberação de energia
-lubrifica as articulações e diminui o impacto dos exercícios sobre as cartilagens e os discos vertebrais
-facilita o movimento dos pulmões junto à parede torácica
-facilita o movimento dos músculos
-transporta componentes produzidos no sistema nervoso central para nervos periféricos
-transporta nutrientes e oxigênio para as células