O aspargo (Asparagus officinalis) é um vegetal muito apreciado na Europa, em especial nas cozinhas alemã, francesa e inglesa. Mas sua história, além de saborosa, é muito mais antiga…
Há registros de seu uso há mais de 2000 anos no Egito, com fins medicinais. Algum tempo depois, por volta do século XVI, o aspargo ficou conhecido como afrodisíaco. O que posso te dizer, com certeza, é que ele é incrível para sua saúde por ter um bom balanceamento entre nutrientes e quantidade de fibras.
O aspargo contém:
- Altas concentrações de glutationa, um antioxidante sintetizado pelo corpo a partir dos aminoácidos L-cisteina, ácido glutâmico e glicina, que combate os radicais livres.
- Pouca gordura, colesterol e sódio.
- Vitaminas A, C, K, E e do complexo B.
- Minerais como zinco, selênio, magnésio, ferro, cobre, manganês e potássio.
- Altas concentrações de folato, importante para sua produção dos hormônios dopamina, serotonina e norepinefrina.
- Inibidores naturais da enzima conversora em angiostensina (ACE).
- Rutina, que protege os pequenos vasos sanguíneos de rupturas.
- Inulina, uma fibra alimentar que auxiliar sua flora intestinal.
- Prolina, aminoácido importante para a saúde do seu corpo.
Tudo isso tem vários benefícios para a sua saúde. Veja só alguns deles:
Bem-estar, câncer e inflamação
Por auxiliar na produção de hormônios como a dopamina, serotonina e norepinefrina, ligados às sensações de prazer e bem-estar, o aspargo ganhou o título de “vegetal do bem-estar”. Um elogio e tanto, não é mesmo?
Além disso, tem propriedades anticâncer e tem poder antioxidante, combatendo os agentes que causam inflamação e envelhecimento no seu corpo – também responsáveis pela maior parte das doenças crônicas modernas.
Saúde fetal
O folato dos aspargos também é importante para prevenir a má formação fetal, fazendo do vegetal uma boa pedida para a dieta das gestantes.
Melhora da circulação
Com relação ao seu sistema circulatório, ele age em diversos níveis. Em um nível menor, ao proteger os pequenos vasos de rupturas, auxilia a microcirculação. Por outro lado, ajuda a reduzir a pressão arterial da mesma forma que os medicamentos convencionais, mas sem efeitos colaterais.
Não é a toa que os antigos já o usavam em suas medicinas milenares. O aspargo é uma rica fonte de saúde para você. Alimente-se bem, previna doenças antes que elas aconteçam e tenha uma Supersaúde!
Referências bibliográficas:
- Flora Europaea. Royal Botanic Garden Edinburgh
- Botanic Garden and Botanical Museum Berlin-Dahlem.
- Germplasm Resources Information Network (GRIN). Agricultural Research Service (ARS), United States Department of Agriculture (USDA)
- In-house study from Quicksilver Scientific
- Eur J Clin Pharmacol. 1992;43(6):667-9
- Eur J Clin Invest, 1998;28(3):194-196
- Nutrition, 2001;17(9):783-784.
- Neurochem Res. 2010 Oct; 35(10):1575-87
- https://drrondo.com/voce-quer-mais-motivos-para-usar-glutationa/
- https://drrondo.com/vitamina-b9-folato-acido-folico-qual-e-o-melhor/