Quando o seu trabalho está muito pesado e você fica realmente exausto…
Você costuma dar uma pequena pausa?
Aqueles 5 minutinhos pra pegar um café, ter uma conversinha rápida com o colega da mesa ao lado ou alongar a coluna um pouco (o que, a propósito, é ótimo)…
Se você faz isso… Está fazendo a coisa certa. Pelo menos é o que diz uma nova pesquisa feita North Carolina State University, nos Estados Unidos.
Foram avaliados trabalhadores dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que precisaram responderem vários questionários durante suas jornadas de trabalho.
As perguntas da pesquisa coletaram dados sobre a qualidade do sono de cada participante, níveis de fadiga e suas experiências no local de trabalho naquele dia.
Os pesquisadores analisaram os dados com ferramentas estatísticas para examinar as flutuações do dia a dia na qualidade do sono, fadiga, comportamento no trabalho e envolvimento em vários tipos de “microintervalos”.
Eles concluíram que:
- Nos dias em que as pessoas já estavam cansadas ao chegarem ao trabalho, elas tendiam a fazer os microintervalos com mais frequência.
- Dar essas pequenas pausas os ajudou a manter seus níveis de energia.
- Como consequência, eles conseguiram trabalhar melhor e atender às demandas que eram necessárias.
Esses resultados são interessantes, porque vão contra o que o senso comum poderia nos intuir a pensar.
Afinal, dar intervalos não programados parece ser algo que atrapalharia a rotina de trabalho.
Mas o que se vê é o contrário… É um momento de repor as energias para continuar trabalhando. Ainda mais quando já se está cansado.
Conforme comenta Sophia Cho, professora assistente de psicologia na North Carolina State University e uma das autoras do estudo, o nome “microintervalo” não é à toa.
Ela diz que essa pausa deve ser curta, durando no máximo 5 minutos, o que a pesquisa mostrou ser suficiente. Então, nada de exagerar…
Fique menos sentado e viva mais
Agora, você quer uma forma de unir o útil ao agradável? Então, que tal usar esses 5 minutinhos para se mexer, nem que seja um pouco?
Não é a primeira vez que os estudos mostram que ficar menos parado é ótimo para a saúde.
Na verdade, isso pode salvar a sua vida!
Veja, por exemplo, outro estudo, publicado no American Journal of Epidemiology, que dá uma dica preciosa para aqueles que passam o dia todo trabalhando sentados.
Os pesquisadores analisaram 8 mil pessoas, que foram estimuladas a trocar meia hora que passavam sentadas por algum tipo de atividade física.
A estimativa é de que esse hábito simples tenha o poder de reduzir o risco de morrer em até 35%!
O ideal, é claro, é usar esses minutos preciosos para praticar exercícios – e quanto mais intensos, melhor.
Mas se você puder dar as pequenas pausas no trabalho e usá-las para se movimentar um pouco, com certeza também vai colher alguns benefícios.
Nem que seja para andar um pouco e pegar um copo d’água!
Então, vamos nos mover. Nosso corpo foi feito pra isso, e ele se sente bem quando o colocamos pra trabalhar.
Supersaúde e bom treino!
–
Referências bibliográficas:
- North Carolina State University. “Tired at the office? Take a quick break; your work will benefit.” ScienceDaily. ScienceDaily, 16 March 2021.
- Sooyeol Kim, Seonghee Cho, YoungAh Park. Daily microbreaks in a self-regulatory resources lens: Perceived health climate as a contextual moderator via microbreak autonomy.. Journal of Applied Psychology, 2021; DOI: 10.1037/apl0000891.
- Keith M Diaz, Andrea T Duran, Natalie Colabianchi, Suzanne E Judd, Virginia J Howard, Steven P Hooker, Potential Effects on Mortality of Replacing Sedentary Time With Short Sedentary Bouts or Physical Activity: A National Cohort Study, American Journal of Epidemiology, Volume 188, Issue 3, March 2019, Pages 537–544.
- Como a Atividade Física Comum do Dia a Dia deixa Você Mais Feliz – www.DrRondo.com
- Fique 30 Minutos a Menos Sentado e Viva Mais – www.DrRondo.com
- Levante da Cadeira e Reduza seu Risco de Câncer! – www.DrRondo.com