Quando se fala em amendoim, muita gente pensa em algo que não é lá muito saudável. Associam o amendoim a um tira-gosto, um salgadinho, ou o veem como um recheio para tortas e doces, acompanhado de um caminhão de açúcar… Até quem é um pouco mais informado pode torcer o nariz para o amendoim, afinal de contas, ele tem alta concentração de óleos…
Mas, os cientistas rebatem isso e alegam que nele há gorduras saudáveis que trazem benefícios, como os ale– que também estão presentes, por exemplo,no abacate e óleo de oliva.
Atualmente, tem havido aumento de alergia por amendoim. Nesse caso, fique longe! Porém, se você não tem alergia, veja alguns detalhes sobre esse grão:
Ação:
- reduz risco de doença cardiovascular;
- reduz triglicérides;
- não promove ganho de peso.
Contém:
- proteínas benéficas (mesma quantidade da proteína da soja), apesar de muitas pessoas desenvolverem alergias a elas;
- não contém Ômega 3, o que pode causar distorções na proporção saudável entre ácidos graxos essenciais Ômega 3:Ômega 6;
- frequentemente contém aflotoxina, um agente cancerígeno;
- como contém muitos fungos, se usa muito pesticida nas plantações. E todos nós sabemos como os agrotóxicos fazem mal à saúde.
- abundante em nutrientes como: magnésio, cobre, folato, vitamina E, arginina e fibras.
- rico em polifenois, especialmente o Resveratrol. Se você não toma vinho, aqui está a saída para uma ótima fonte de Resveratrol!
Qual amendoim consumir? E pasta de amendoim, faz bem?
Como vimos, o consumo de amendoins traz muitos benefícios, mas também alguns problemas. Para evitá-los, a primeira medida é que você sempre procure por amendoins orgânicos, já que os não-orgânicos estão cheios de pesticidas para o combate aos fungos, além de conterem a aflotoxina. Tudo isso também vale para a pasta de amendoim, mas há um detalhe a mais: procure pelo rótulo aquelas que NÃO contenham açúcar! Não se esqueça também de consumir fontes de Ômega 3. Como esse óleo não está presente no amendoim, consumi-lo evita a desproporção entre ácidos graxos da qual falei anteriormente.
Agora que você leu muito mais sobre o amendoim, já sabe que ele é muito mais do que um tira-gosto ou recheio de tortas. E mais: sabe qual a melhor forma e porque consumi-lo. Aproveite!
[divider]
Referências bibliográficas:
- Food and Nutrition Research Briefs, July, 1997
- J Am Diet Assoc, 2005; 105(12): 1939-42.
- American Family Physician, October 1, 1997;1365-1374.
- Lipids, 1997;32(7):687-695
- Public Health Nutr, 2009 Dec 22:1-6
- NeurochemInt, 2009; 54(2): 111-8.