Quando você passa no mercado e olha aquelas cores vibrantes das ameixas, é difícil de resistir. Só de chegar perto já sentimos aquele aroma delicioso. Ele envia uma mensagem poderosa para nosso cérebro que no mesmo instante se lembra do sabor dessa fruta.
Mas ameixas são muitos mais que apenas saborosas. Elas têm alguns componentes que ajudam em diversos âmbitos da sua saúde.
São ricas em vitamina C, que previne contra gripes e resfriados; vitamina A, que ajuda na saúde da sua visão; e vitaminas do complexo B, que desempenham várias funções importantes no seu organismo.
Contém também fibras solúveis e insolúveis e minerais como ferro, cobre, cálcio, potássio e magnésio. Aliás, esse último merece atenção especial…
Ameixas e pressão arterial
Existe um equilíbrio em seu corpo que deve ser mantido. É o equilíbrio entre sódio e potássio. Eles são os componentes mais presentes no plasma sanguíneo e na linfa, e a troca sódio:potássio permite a comunicação entre o cérebro e os músculos, que é o que precisamos para qualquer movimento do corpo.
E quando se mantém esses elementos equilibrados, você:
- mantém e regula a pressão arterial
- mantém o equilíbrio ácido básico
- auxilia na produção de diversos hormônios relacionados à glândula adrenal
Na nossa alimentação moderna, consumimos muito sal processado, desequilibrando essa balança. O melhor é consumir sais naturais, como o sal rosa do Himalaia ou o sal marinho.
Ao mesmo tempo, aumente sua ingestão de alimentos que contenham potássio, como as ameixas. Outros alimentos com bons níveis desse mineral são brócolis, couve de bruxelas, abacate, aspargos, abóboras, feijão, lima, espinafre, papaia e bananas.
Ameixas e visão
Sabe as cores vibrantes da ameixa, que comentei no início? Elas são causadas pelos flavonóides, substâncias benéficas encontradas nas plantas.
No caso dessa fruta, a principal é a anthocianidina, um flavonóide antioxidante que melhora sua visão, podendo inclusive prevenir as cataratas.
Cuidado com os excessos
Agora, se você está pensando em comer ameixas o tempo todo, tenha cuidado. Isso não é o mais indicado. Como sempre, excessos são um problema!
É preciso lembrar que, embora tenha os benefícios citados acima, as ameixas estão na lista das frutas que contêm maior quantidade de frutose.
Como todo açúcar, em exagero ele pode danificar sua saúde, tendo efeito pró inflamatório e formador de gorduras, promovendo uma depleção de ATP (molécula de energia) e formando ácido úrico.
Portanto, consuma com moderação! Essa é a chave para uma Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Journal of Hepatology May 29, 2015
- Hepatobiliary Surg Nutr. 2015 Apr; 4(2): 109–116.
- Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition March 2013; 52(2):146-53
- Hepatology August 13, 2014
- Nat Rev Endocrinol. 2015 Jan;11(1):2
- American Optometric Association, Vitamin C
- Nutr Rev. 2014 Jan;72(1):30-47
- Agric. Food Chem., 2006, 54 (11), pp 4069–4075
- Ophthalmology March 23, 2016
- Am J ClinNutr. 2010 Feb;91(2):487-93.
- Biochemical and Biophysical Research Communications, Feb 2008;355(4):892-7
- https://drrondo.com/frutose-cirrose-hepatica-nao-alcoolica/
- https://drrondo.com/sal-bom-ou-ruim/
- https://drrondo.com/cataratas-doenca-visao/