Tem se falado muito em diversas medicações, especialmente a Hidroxicloroquina, Azitromicina e Zinco como o tratamento mais estudado contra o Covid-19.
Todas as abordagens terapêuticas contam como certa a ação do sistema imunológico, mas será que ele está saudável para desempenhar a sua função?
Questiono muito pois, infelizmente, a maioria das pessoas não tem uma doença aparente… Mas também não tem SAÚDE!
Aqui não estou me referindo só a esses indivíduos nessa condição, mas em especial aos que tem doenças sérias que predispõem o problema, como hipertensão arterial, diabetes, doença cardíaca e obesidade.
Portanto, é fundamental que se ative ao máximo o seu sistema imunológico, para que possa se contar com ele, tanto na cura sem manifestações como nos casos mais sérios.
Para isso, veja o meu E-Book – Coronavirus – 7 escudos para afastar a epidemia, gratuito e disponível aqui no site (clique aqui para baixar).
Além dos nutrientes com grande quantidade de pesquisas, como a vitamina C, vitamina D e a quercetina, há outros não menos importantes e que podem vir a somar, reforçando a sua função imunológica e reduzindo seus riscos de contágio do Covid-19. São eles:
– N-acetilcisteína (NAC) – É um aminoácido precursor da glutationa, o principal antioxidante do seu corpo. Apresenta diversos benefícios para a saúde, no caso, para a parte pulmonar, como:
- destruidor dos radicais livres
- afina o muco, previne asma e trata fibrose pulmonar
- diminui as chances de infecção por influenza
- reduz o risco de desenvolver bronquite grave
- evita a exacerbação obstrutiva da doença pulmonar crônica
- protetor hepático e renal
– Alcaçuz – Seu principal ingrediente, o ácidoglicirrízico, tem demonstrado eficácia contra o vírus da SARS em estudos científicos. É um glicósido triterpeno com ácido glicirretínico que possui uma ampla gama de atividades farmacológicas e biológicas.
Trata-se de um antiviral poderoso, imunomodulador e anti-inflamatório. Combate influenza, pneumonia, vírus sincicial respiratório, HIV, hepatite, encefalite e herpes.
Age inibindo mediadores pró-inflamatórios e estresse oxidativo, tendo efeito também em células tumorais.
Numa comparação da glicirrizina com outros antivirais, como a ribavirina, 6-azauridina, pirazofurina e ácido micofenólico, se mostrou a mais ativa na inibição da replicação viral.
Além disso, promove maior expressão do óxido nítrico, o que pode explicar sua capacidade de interromper a replicação da SARS e, esperamos, do Covid-19 também.
– Óleo de coco – Por ter ácido láurico, componente que corresponde a 50% do óleo de coco, garante um ótimo efeito antibacteriano, antifúngico e antiviral, com potencial muito grande contra o Covid-19.
Pelo seu potencial antifúngico, age também melhorando a ecologia intestinal, o que promove aumento de resposta imunológica, tão importante especialmente nestes momentos.
– Extrato de sabugueiro (Sambucus nigra) – Tem um potente efeito antiviral contra o vírus da gripe, reduzindo a gravidade e duração da doença em dois a quatro dias. Por ser rico em antocianinas, gera ácido ferrúlico na sua metabolização, o que inibe a replicação viral.
Espero que com essas dicas você tome o cuidado necessário com o seu sistema imunológico. Ele é a sua linha de defesa, e pode fazer a diferença em caso de contato com o novo coronavírus. Supersaúde!
Referências bibliográficas:
- Eurekalert. January 24, 2020
- Elsevier.com. January 24, 2020
- The Journal of Alternative and Complementary Medicine. August 27, 2007
- Journal of Functional Foods. March 2019. Vol. 54, Pag. 353-360
- Cell Journal. Apr-Jun 2017; 19(1): 11–17
- American Family Physician. Aug 2009; 1;80(3):265-9
- Phytotherapy Research. Feb 2008;22(2):141-8
- Lancet. June 14, 2003Vol. 361, Issue 9374, P2045-2046,
- International Journal of Infectious Diseases. July 1, 2004; Vol 8, Issue 4, P223-226