Tudo é uma questão de equilíbrio. A busca de um corpo em forma é algo absolutamente normal. Porém, esta deve ser a consequência de um corpo saudável.
Quando um corpo bonito se torna uma obsessão, as pessoas não medem esforços para alcançarem esse objetivo, e podem acabar tomando decisões erradas.
Certamente você já ouviu falar de diversos distúrbios alimentares que são resultado disso, como a anorexia e a bulimia – isso só para citar os exemplos mais conhecidos e comentados. Portanto, é preciso ter bastante atenção na forma como encaramos nosso próprio corpo.
Como as pessoas à nossa volta influenciam nossa autoimagem
Nossa autoimagem, ou seja, a imagem que temos de nós mesmos e dos nossos corpos, é influenciada por diversos fatores. E um deles, ao que parece, bem significativo, são as pessoas com as quais nos relacionamos no dia a dia.
Um estudo recente, feito por pesquisadores de uma universidade canadense, analisou essa influência. Eles orientaram 92 mulheres jovens, entre 17 e 25 anos, a fazerem um diário de suas interações com as pessoas ao seu redor.
Esses indivíduos eram separados entre aqueles mais preocupados e focados com a imagem de seus corpos e aqueles que não tinham tanta preocupação assim com esse tipo de questão. E os resultados foram surpreendentes.
As mulheres que passaram mais tempo interagindo com pessoas não muito focadas na autoimagem sentiam-se melhores com seus próprios corpos. Além disso, houve maior prevenção de distúrbios alimentares prejudiciais à saúde.
Elas também tinham uma alimentação melhor, pois comiam seguindo suas próprias sensações – ou seja, se alimentavam melhor e quando realmente precisavam, de acordo com os próprios instintos.
Segundo uma das pesquisadoras, “Se mais mulheres tentam se concentrar menos em seu peso / forma, pode haver um efeito cascata mudando as normas sociais para a imagem corporal das mulheres em uma direção positiva.
Também é importante que as mulheres saibam que elas têm uma oportunidade de impactar positivamente os que estão ao seu redor através de como elas se relacionam com seus próprios corpos”.
Cuide-se!
Resumindo: preocupar-se somente com um corpo bonito e interagir sempre com aqueles que se preocupam excessivamente com isso pode trazer mais malefícios do que benefícios.
Preocupe-se em ter uma Supersaúde, e um corpo em forma será a consequência do corpo saudável. Pense nisso!
–
Referências bibliográficas:
- Body Image. Volume 28, March 2019, Pages 44-52.
- https://drrondo.com/quer-acabar-com-a-gordura-do-seu-corpo-coma-gordura/
- https://drrondo.com/20-minutos-emagreca-livro/
- https://drrondo.com/cuidar-do-corpo-cuidar-da-mente/