O arsênico é um poluente perigosíssimo, que pode ser encontrado de duas formas: orgânico ou inorgânico. O primeiro acaba na nossa água e nos nossos alimentos por causa da poluição industrial e do uso de pesticidas. Já o segundo tipo contamina nossa água potável a partir do uso de fluoreto.
Além de aumentar o risco de cânceres como os pulmão, pele, vesícula e rins, até agora se sabia que ele também está relacionado a:
- lesão renal;
- lesão de pele;
- fraqueza;
- dor de cabeça;
- aumento de risco de diabetes;
- redução de QI em crianças;
- anemia;
- na gestação, aumento de risco de prematuros, bebês de baixo peso e mortalidade infantil.
O que uma nova pesquisa sugere é que ele também traz outro problema grave… Trata-se de uma ameaça real ao seu coração!
Arsênico e doença cardíaca
Pesquisadores da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, fizeram testes com os habitantes de 3 estados do país. Eles coletaram amostras de urina de 1.337 pessoas e mediram a concentração de arsênico nas amostras.
Eles compararam os dados com as formas e funcionamento cardíaco dos voluntários. Aqueles que tinham o dobro de concentração de arsênico na urina, em comparação com o resto do grupo, tinham 47% maior chance de espessamento do ventrículo esquerdo, a principal câmara de bombeamento do coração.
E a situação era ainda pior para aqueles que já tinham pressão alta. Eles tinham 58% maior risco de espessamento do ventrículo esquerdo. Segundo o Dr. Gernot Pichler, um dos autores do estudo:
“A associação mais forte em indivíduos com pressão arterial elevada sugere que indivíduos com doença cardíaca pré-clínica podem ser mais propensos aos efeitos tóxicos do arsênio no coração”.
Portanto, fica mais esse alerta de perigo com relação à água contaminada com esse poluente. Já comentei por aqui sobre como identificar sintomas e se proteger do arsênico. Então, aproveite para saber um pouco mais. Sua saúde agradece!
–
Referências bibliográficas:
- Environmental Health Perspectives 2006:114:1293–1296
- Environmental Health Perspectives. 2007;115(6):A296.
- Cell Metab. 2012 May 2;15(5):675-90.
- Live Science July 29, 2013
- CBS News March 19, 2015
- Gernot Pichler , Maria Grau-Perez , Maria Tellez-Plaza , Jason Umans , Lyle Best , Shelley Cole , Walter Goessler , Kevin Francesconi , Jonathan Newman , Josep Redon , Richard Devereux , Ana Navas-Acien. Association of Arsenic Exposure With Cardiac Geometry and Left Ventricular Function in Young Adults: Evidence From the Strong Heart Family Study. Circulation: Cardiovascular Imaging, May 2019
- https://drrondo.com/conheca-riscos-contaminacao-arsenico/