Na semana passada em comentei por aqui sobre os problemas relacionados ao uso indiscriminado da água sanitária. Como ela tem potencial para eliminar micro-organismos, como vírus e bactérias, sua utilização tem estado em destaque recentemente por causa do novo coronavírus.
Acontece que há alguns riscos, em especial quando se mistura a água sanitária com outros produtos químicos presentes em produtos de limpeza. Até mesmo a mistura com água, dependendo a qualidade desta, pode ser prejudicial. Para ver esse artigo anterior e entender esses perigos, basta clicar aqui.
Mas se não é tão adequado usar a água sanitária, quais nossas opções? Calma, elas existem e vou lhe contar quais são. Você não vai ficar desassistido. Vamos lá!
6 Alternativas à água sanitária
1 – Suco de limão: se seu objetivo é higienizar superfícies, o suco de limão é uma boa pedida. Além de natural, ele tem efeito contra bactérias. Se for guardar para usar depois, armazene em uma garrafa de vidro, pois sua acidez é forte e pode corroer plásticos.
2 – Vinagre de maçã: sozinho o vinagre já é capaz de destruir micro-organismos nocivos. Mas você pode turbinar o efeito ao agregar outros produtos, que estão na receita ao final deste artigo.
3 – Óleos essenciais: a maioria dos óleos essenciais tem efeitos incríveis contra vírus, bactérias e fungos. Os óleos de limão, hissopo, eucalipto, entre outros, são uma saída natural para higienização de superfícies e ambientes. Clique aqui e confira uma lista de artigos sobre os melhores óleos essenciais.
4 – Peróxido de hidrogênio: a famosa água oxigenada é uma alternativa incrível à água sanitária. Isso porque ela também tem efeitos para alvejar tecidos, além de ser ótima para eliminar vírus e bactérias. Pode, portanto, ser usada tanto na lavagem de roupas quanto na desinfecção de ambientes.
5 – Vinagre + óleos essenciais: uma mistura de vinagre de maçã e óleos essenciais é simplesmente fantástica para higienização. Junte o vinagre, algumas gotas de tea tree oil e óleo essencial de limão. Está pronto o seu limpador caseiro natural – que ainda garante um perfume especial ao seu lar!
6 – Higienizador de vinagre de maçã e bicarbonato: essa mistura você pode usar também para higienizar vegetais de forma 100% natural e saudável. Veja como é fácil:
Ingredientes:
- 1 copo de água
- 1 copo de vinagre de maçã
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
- 1 colher de limão espremido
Como fazer:
- Em um recipiente, misture a água, o vinagre, o bicarbonato de sódio e o suco do limão. Eles precisam ser bem misturados!
- Depois, coloque tudo em uma garrafa com spray. Essa é a forma mais prática para pulverizar alimentos e locais que você precisa limpar.
- A mistura vai degradar quaisquer resíduos que estiverem presentes.
- Depois de 5 minutos, passe uma escova macia e enxágue em água fria. No caso dos vegetais, uma vez limpos, estão prontos para comer, cozinhar ou preparar saladas e smoothies verdes.
Agora você já tem opções de sobra para minimizar o uso da água sanitária. Coloque a natureza para trabalhar a seu favor. Nada pode ser melhor que isso! Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/como-higienizar-verduras-legumes-frutas-totalmente-natural/
- https://drrondo.com/oleo-essencial-de-eucalipto-antibacteriano-e-repelente-natural/
- https://drrondo.com/oleo-de-eucalipto-citriodora-faca-seu-proprio-repelente-natural/
- https://drrondo.com/todas-as-utilidades-do-incrivel-oleo-essencial-de-limao/
- https://drrondo.com/oleo-essencial-de-hissopo-o-exterminador-de-germes-e-dores/
- https://drrondo.com/vinagre-de-maca-dieta-cetogenica/