Estima-se que o tofu começou a ser produzido e consumido há cerca de 2 mil anos, na China antiga. Dali, se espalhou pela Ásia e se consolidou como um alimento típico da região, até chegar ao ocidente.
Trata-se de um produto feito com soja, por isso chamado popularmente de “queijo de soja” – embora não tenha nada a ver com o queijo real, feito de leite de animais. Hoje em dia, é muito utilizado por pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Mas será que é mesmo?
Uma pesquisa feita no Hawaii Center for Health Research avaliou idosos que tinham por hábito se alimentar de tofu. Aqueles que o comiam em grandes quantidades, sofriam envelhecimento cerebral acelerado e perda de função cognitiva. Eles aparentavam estar física e mentalmente um pouco mais velhos do que realmente eram.
Mas qual seria o problema? Eu respondo: sua matéria prima, a soja.
Os problemas da soja
O consumo de soja está associado a inúmeros problemas. Há, por exemplo, o aumento do risco de alergias por causa dos genes de bactérias que produzem uma proteína que nunca foi parte da alimentação humana.
Além disso, contém substâncias que simulam o estrógeno, que em contato com o organismo causam alterações hormonais em homens e mulheres. As contaminações da soja também são frequentes, tanto por metais tóxicos quanto por herbicidas.
E um dos piores problemas: a maioria da soja produzida hoje é transgênica. Ainda não se sabe o resultado de consumir alimentos assim a longo prazo, e portanto pode ser arriscado.
Só o que sabemos já o suficiente para evitar. O grão é alterado para tolerar altas doses de pesticidas, como o RoundUp, ficando com altos níveis do tóxico.
Então, comer ou não comer tofu?
Se você quer evitar qualquer tipo de problema, o ideal seria que você não consumisse o tofu. Ou, pelo menos, evitasse consumi-lo em excesso.
Naquela pesquisa sobre envelhecimento cerebral, por exemplo, os piores resultados eram para aqueles que o consumiam 2 vezes por semana. Ou seja, quanto mais come, pior para você.
Há outras opções melhores para a saúde, mesmo feitas à base de soja. São os produtos fermentados, como natto, missô e molho de soja. O processo de fermentação faz com que a soja seja menos agressiva, e pode até mesmo auxiliar na manutenção de uma boa flora intestinal.
Mesmo assim, não vá exagerar! Alimente-se com consciência, e você viverá melhor e por mais tempo. Sua saúde agradece!
–
Referências bibliográficas:
- Brain Aging and Midlife Tofu Consumption,” White LR, Petrovitch H, Ross GW, et al, J Am Coll Nutr, 2000;19(2):242-255
- PAN AP Monograph on Glyphosate
- Pediatrics January 1998; 101(1)
- Clinical Pediatrics 2016 Mar;55(3):278-85
- The Huffington Post. April 20, 2010
- Food Consumer, September 22, 2010
- The Lancet July 5, 1997; 350(9070): 23-27
- The Science of Health Index, Sally Fallon & Mary G. Enig, Ph.D.
- Endocrinology Practice, 2008 May-June;14(4):415-8
- Medical News Today May 4, 2012
- Acta Veterinaria Scandinavica
- American Journal of Epidemiology, 2009;169(4):489-496
- Journal of the American College of Nutrition, 2000;19(2):242-255
- https://drrondo.com/alimento-envelhecedor-saudavel/
- https://drrondo.com/os-perigos-da-soja/