Açafrão: um antidepressivo eficaz

Por um acaso você tem açafrão em casa? 

Se a resposta foi sim, parabéns! Saiba que você tem um poderoso e eficaz antidepressivo à sua disposição. Agora, se a sua resposta foi não… aconselho que você compre essa especiaria o quanto antes.

Pesquisas têm apontado o açafrão como um antidepressivo tão eficaz quanto a drogas famosas, como o Zoloft, Tofranil e o Prozac. E o melhor é que a especiaria é natural e muito mais segura do que essas medicações. 

A história mostra que o açafrão, oriundo da Grécia, vem sendo utilizado ao longo dos anos para melhorar o humor, a memória e a libido e a função sexual.

Atualmente são pelo menos 21 ensaios clínicos duplo-cegos e controlados comparando os efeitos do açafrão a um placebo ou medicamento antidepressivo convencional. 

Para isso, os pesquisadores têm trabalhado com extratos de açafrão padronizados para o composto safranal (2%) e também contendo fitoquímicos, como crocina e safromotivinas. 

Os efeitos antidepressivos do açafrão

A partir dessas pesquisas, os estudiosos observaram que o uso do açafrão pode aumentar os níveis no cérebro de importantes neurotransmissores, como a serotonina e a dopamina, responsáveis por elevar o humor.

Além disso, o açafrão ajuda a modular a resposta do organismo ao estresse e a regular a atividade do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HPA), diminuindo os efeitos do cortisol.

Outra observação feita pelos pesquisadores é que o açafrão também pode atuar na proteção das células cerebrais e promover efeitos anti-inflamatórios no cérebro. E vale ressaltar que inúmeras pesquisas apontam essa inflamação como uma chave da depressão.

Será que é mesmo seguro fazer o uso medicinal do açafrão?

A resposta é sim! Mas, como eu sempre digo, antes de adotar qualquer medida, converse com seu médico e entenda se você pode e como deverá fazer o uso.

Inclusive, um estudo mostrou que o açafrão é seguro para uso com medicamentos antidepressivos convencionais e podendo até compensar alguns de seus efeitos colaterais. 

Mais benefícios do açafrão

Somado aos benefícios que o açafrão proporciona em termos de tratamento da depressão, podemos citar ainda outras vantagens do uso dessa especiaria milenar. Veja:

  • Açafrão e dieta keto: essa especiaria é fonte de curcuminoides, antioxidantes poderosos que atuam prevenindo inflamações e outros problemas de saúde. Porém, muitas pessoas que fazem dieta keto costumam deixar esses componentes de lado, assim, agregar o açafrão às receitas é uma boa pedida. 

 

  • Melhora da sensibilidade à insulina: ainda falando da relação à dieta keto, ela por si só, é incrível para normalizar seus níveis de açúcar no sangue e o açafrão vem para dar uma turbinada nesse fator. A curcumina simplesmente regula os receptores de insulina para que eles respondam de forma adequada aos comandos do seu organismo. Além disso, a substância é uma ativadora da função hepática. Pesquisas mostram que ela atua no fígado potencializando a redução de triglicérides e açúcar do sangue. Portanto, eis uma boa ideia se você quer se prevenir de problemas metabólicos como a diabetes. E repetindo: o potencial é ainda maior quando associado a uma dieta cetogênica!

 

  • Açafrão e inflamação: o bom equilíbrio da sua sensibilidade à insulina já é um fator importante para reduzir processos inflamatório no seu corpo. Mas além disso, o açafrão auxilia na regulação das enzimas LOX e COX, que estão relacionadas à inflamação. Elas são o alvo de muitos medicamentos, mas ao contrário desses, o uso do açafrão não traz efeitos colaterais ocultos. Para melhorar ainda mais, o tempero potencializa antioxidantes como glutationa, superóxido dismutase e catalase.

 

  • Combate ao câncer: pesquisas têm mostrado que o açafrão e seus princípios ativos estão relacionados ao combate a certos tipos de câncer. Seus principais efeitos nesse sentido são a redução da atividade de células cancerígenas e até a destruição das mesmas.

 

Dosagem recomendada

Para que os benefícios possam ser potencializados, a recomendação é a utilização 15 mg do extrato de açafrão padronizado em 2% de safranal por duas vezes ao dia. No entanto, há estudos que também recomendam que essa dosagem seja de 30mg duas vezes ao dia.

Assim, novamente recomendo que você converse com seu médico e, juntos, vocês definam a posologia ideal para a sua condição atual de saúde!

Supersaúde!

Referências Bibliográficas

4 Benefícios Ocultos do Açafrão – www.DrRondo.com

Lopresti, A. L., Drummond, P. D., & Smith, S. J. (2017). A randomized, double-blind, placebo-controlled study on the effects of saffron (Crocus sativus L.) supplementation in patients with major depressive disorder. Journal of affective disorders, 215, 64-71.

Hausenblas, H. A., Saha, D., Dubyak, P. J., & Anton, S. D. (2013). Saffron (Crocus sativus L.) and major depressive disorder: a meta-analysis of randomized clinical trials. Journal of integrative medicine, 11(6), 377-383.

Finley, J. W., Gao, S., & Smith, D. R. (2017). Selenium accumulation in plant foods. Nutrients, 9(3), 268.

Shafiee, M., Arekhi, S., Omranzadeh, A., Sahebkar, A., & Saffari, M. (2018). Saffron in the treatment of depression, anxiety and other mental disorders: Current evidence and potential mechanisms of action. Journal of Affective Disorders, 227, 330-337.

Yang, J. A., Choi, M. S., & Kim, M. J. (2021). Saffron (Crocus sativus L.) and major depressive disorder: a meta-analysis of randomized clinical trials. Journal of Ethnopharmacology, 276, 114195.

< Artigo AnteriorPróximo Artigo >