Essa é uma dúvida que muitos ainda têm. E, consequentemente, muita gente comete esse erro simples que pode causar riscos à saúde.
Provavelmente ensinaram a você a lavar bem as mãos depois de ir ao banheiro, certo?
Pois é. É óbvio que esse é um bom hábito, e ficamos mais atentos a ele em razão da pandemia de Covid-19, que nos fez lavar as mãos com muito mais frequência – ou usar o álcool em gel para essa higienização.
Mas, além do novo coronavírus, ainda temos que nos preocupar com os outros vírus e bactérias que circulam por aí.
E os banheiros são locais onde mais ocorre essa propagação.
Será que sua casa está segura?
O que pode acontecer no seu banheiro
Justamente por causa da Covid, pesquisadores australianos fizeram uma meta-análise de estudos sobre banheiros públicos.
A intenção era saber se eles apresentavam riscos de contaminação da doença.
A boa notícia é que, segundos os resultados, se você usar um banheiro público por pouco tempo e lavar bem as mãos ao final, as chances de contaminação pelo novo coronavírus são baixas.
Outra dica é que você não use o celular enquanto está no banheiro, pois suas mãos podem levar micro-organismos ao aparelho, e eles acabam pegando uma carona pra fora daquele ambiente – algo que definitivamente você não vai querer.
Por outro lado, outras descobertas se mostraram um motivo a mais de atenção.
Na verdade, os principais riscos encontrados pelos pesquisadores foram na forma de uso do banheiro e sua conservação. Por exemplo…
– Concluiu-se que dar a descarga com a tampa do vaso aberto pode espalhar gotículas de água da privada por até 1,5 metros no banheiro. E elas podem ficar no ar por até 30 minutos!
– Banheiros sujos, obviamente, aumentam o nível de micro-organismos nocivos no ambiente.
– Lixeiras abertas e até mesmo ralos entupidos eram outras fontes de propagação de vírus e bactérias nos banheiros.
O principal risco, segundo o estudo, é que esses micro-organismos cheguem até as superfícies do banheiro, como maçanetas e torneiras, onde passam a ter contato com as mãos, mesmo depois de lavadas.
Por isso, além de lavar bem as mãos, é importante manter a higiene e a manutenção do seu banheiro.
E, como vimos, nada de dar descarga com a tampa aberta, ok?
Limpando seu banheiro de forma natural
Uma dica final que posso lhe dar é procurar por produtos mais naturais na hora de limpar o seu banheiro.
Tente evitar produtos químicos industrializados, pois apesar de eles limparem e mataram os micro-organismos, podem liberar gases prejudiciais à sua saúde.
Algumas opções naturais são:
– Diversos óleos essenciais funcionam muito bem como higienizadores, inclusive para a limpeza de superfícies. Clique aqui para conferir uma lista deles.
– Hoje já há no mercado produtos mais naturais para limpeza de casa. Vale a pena procurar e mudar seus hábitos. Mesmo se forem um pouco mais caros (o que nem sempre é o caso) eles valem a pena por protegerem sua saúde.
– Você pode usar também a combinação do vinagre de mação com bicarbonato de sódio. Ela é tão segura que se recomenda também para higienizar utensílios de cozinha, verduras e legumes. Ótimo, não é mesmo? Confira aqui a receita.
Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Sotiris Vardoulakis, Daniela A. Espinoza Oyarce, Erica Donner. Transmission of COVID-19 and other infectious diseases in public washrooms: A systematic review. Science of The Total Environment, 2022; 803: 149932 DOI: 10.1016/j.scitotenv.2021.149932.
- University of South Australia. “Hand washing and sanitizing not enough: Close that toilet lid after flushing!.” ScienceDaily. ScienceDaily, 3 November 2021.
- Será que a Água Sanitária é Mesmo tão Segura quanto Dizem? – www.DrRondo.com
- Como Higienizar seus Canudos Reutilizáveis – www.DrRondo.com
- Seu Smartphone tem Mais Bactérias que o Vaso Sanitário! – www.DrRondo.com