Exercícios físicos com fundo musical ampliam a capacidade mental e melhoram o humor.
Há muito já se conhece os poderes da música para relaxar, acalmar, melhorar a qualidade do sono – não por acaso as mães embalam seus bebês com cantigas de ninar. Agora, uma série de novos estudos indica que a música, utilizada como fundo para exercícios físicos, aumenta a capacidade mental, melhora o humor e alivia o cansaço.
Um estudo realizado com 20 homens e mulheres entre 18 e 24 anos, que fez 30 minutos de exercícios de moderada intensidade seguidos de corrida intensa, mostrou resultados surpreendentes. Depois que a freqüência cardíaca dos participantes voltou ao normal, eles se submeteram a testes com diferentes graus de dificuldade e, comparados aos do grupo que se exercitou sem música, constatou-se:
-aumento na velocidade de processar decisões, também comprovado pela medição das ondas cerebrais
-respostas mais precisas
-melhoras no estado de humor e menor cansaço
Alívio para a depressão
Também foi significativo outro estudo, feito com pacientes cardíacos em reabilitação, que envolveu 33 homens e mulheres que se submeteram a cirurgia de revascularização cardíaca, angioplastia ou cateterismo. Após 30 minutos de exercícios em esteira, esse grupo obteve o dobro de progresso em fluência verbal, comparado ao grupo que não usou música de fundo.
Os mesmos estudos avaliaram condições de humor, ansiedade e depressão dos participantes, antes e após exercícios com música, e todos disseram se sentir melhor depois, tanto no aspecto emocional como mental.
Inclua a música como pano de fundo de suas atividades físicas, mas cuide para não abusar do volume e se estressar, o que poderia comprometer os benefícios que procura.