A epidemia silenciosa do cortisol

Muitos de nós pensam que o cortisol é o hormônio do estresse somente …

Mas, ele também acelera o processo de envelhecimento e está implicado em muitas doenças crônicas.

Sua ação principal na verdade é garantir que o seu nível de glicose não caia muito, pois isso pode resultar em coma hipoglicêmico, o que pode matá-lo prematuramente.

Além disso, o cortisol causa inflamação, reduz imunidade.

Dieta com pouco carboidrato e Cortisol

Essa dieta com pouco carboidrato (Low carb) ou jejum prolongados são intervenções excelentes para um período determinado de tempo, até se conseguir perder peso ou recuperar a flexibilidade metabólica.

No mundo moderno, muitas pessoas só tem o metabolismo baseado no carboidrato e precisamos se reacostumar a usar gorduras também como fonte metabólica.

Assim se tornam novamente flexíveis metabolicamente.

Porém, quando se atinge essa condição, aí sim pode se pensar em associar algum carboidrato, de preferência poucas frutas.

Assim, além de acertar o seu metabolismo, você não estará produzindo  aumento do cortisol por falta de glicose.

Terá conseguido chegar numa situação de não estar causando danos crônicos ao seu metabolismo, além de complicações de perda de saúde, pois a elevação crônica do cortisol resulta em inflamação e perda de massa muscular magra.

Quando não há glicose suficiente na circulação, o seu corpo produz glicose pela secreção de cortisol levando a degradação da massa muscular magra, cérebro e ossos para produzir aminoácidos, que são convertidos a glicose no fígado.

Isso tudo é altamente catabólico, quando na verdade, você para estar com saúde conforme envelhece, precisa estar em anabolismo, construindo tecido saudáveis como musculo e mitocôndria.

Saúde mental e cortisol

Neste caso, aonde ocorre elevação crônica do cortisol, haverá ação catabólica para o cérebro, induzindo atrofia cerebral, características presentes tanto na depressão como na demência.

Quando se usa medicações anti-cortisol nas pessoas com depressão resistente a tratamentos, em 48 h no máximo haverá remissão do quadro.

Cortisol e envelhecimento

Cortisol em excesso, acelera o processo de envelhecimento associado à maioria das doenças crônicas.

Estudos da década de 50, já demonstravam que pode se produzir um fenótipo de envelhecimento, se você injetar cortisol. Por outro lado, usando-se medicações naturais anti-cortisol, reverte-se o efeito de acelerar o envelhecimento.

Esses elementos naturais são por exemplo, a progesterona, DHEA, testosterona e di-hidrotestosterona.

Medicações de emagrecimento e cortisol

Todas as medicações no mercado, em especial as mais modernas, como o Ozempic, além da clássica Metformina, agem reduzindo hemoglobina glicada, para induzir o emagrecimento, promovendo então aumento do cortisol e dos casos de mortalidade.

Essa redução forçada da hemoglobina glicada, apesar de ser considerada segura, é uma toxina mitocondrial, que faz com que a sua saúde decline.

Isso não quer dizer para se ignorar a glicemia elevada, mas tratá-la indiretamente na sua origem e não nas suas consequências, que em paralelo ativam mais ainda o cortisol.

Inibidores naturais de cortisol

São eles:

– DHEA

– Pregnenolona

– Vitamina A e D

– Colágeno

– Glicina

– Niacinamida

– Aspirina

Se você está lutando para controlar o estresse, sente que sua saúde está declinando ou simplesmente quer entender melhor como equilibrar seus níveis de cortisol, é hora de agir! 💪

🔍 Descubra como intervenções naturais e ajustes na dieta podem ajudar a reduzir o cortisol e melhorar sua qualidade de vida.

📅 Marque uma consulta para uma avaliação completa e personalizada. Vamos juntos encontrar a melhor abordagem para equilibrar seus níveis de cortisol e promover uma Supersaúde! 🌟

– Ray Peat Articles

– Curr Opin Clin Nutr Metab Care. 2012 Jan; 15(1): 7-11