Se você me acompanha por aqui sabe o que sempre comento da poluição de interiores. Muitas vezes nos preocupamos com a má qualidade do ar do lado de fora, mas esquecemos que dentro de casa o perigo pode ser ainda maior. E, nesse caso, você pode ter aliados naturais: plantas que purificam o ar.
Para você ter uma ideia, o ardo interior de nossas residências, escritórios, etc. pode ter até 100 vezes mais poluentes do que o ambiente externo. Levando em conta que ficamos cerca de 90% do nosso tempo em ambiente interno, imagine o estrago que isso pode causarem nossa saúde!
A culpa é dos inúmeros produtos químicos que estão ocultos nas tintas, mobília, objetos, carpetes e outros produtos que liberam odores. Essa poluição interna causa problemas que vão de alergias, dores de cabeça e problemas respiratórios até danos neurológicos mais sérios.
Plantas que purificam o ar: aliadas importantes e naturais
Uma dica interessante para se proteger é usar plantas na decoração dos ambientes. No final dos anos 80, a NASA elaborou uma pesquisa para compreender quais espécies eram as melhores para filtrar o ar de ambientes fechados.
Eles concluíram que certas espécies são capazes de filtrar elementos nocivos como:
- Benzeno
- Xileno
- Amoníaco
- Tricloroetileno
- Formaleído
Algumas das melhores opções de plantas que purificam o ar são:
1 – Lírio da paz (Spathiphyllum)
Bem conhecida, esta flor é um filtro natural potente, pois combate os 5 poluentes citados acima. Além de ser bonita, é fácil de cuidar pois se dá bem em ambientes internos, até mesmo com pouco luz e água. Também vive bastante, tornando-a também uma opção barata.
2 – Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)
Outra planta muito conhecida e cultivada no Brasil com fins ornamentais. Também é muito resistente, suportando desde temperaturas bem baixas até o calor intenso do verão brasileiro. Filtra elementos como benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.
3 – Jiboia (Epipremnum aureum)
Essa você provavelmente já viu em escritórios ou em locais públicos. Ela é muito colocada em locais mais altos, proporcionando uma bela decoração com suas folhas que se espalham como uma cascata. E o melhor: absorve formaleído, xileno e benzeno.
4 – Tamareira-anã (Phoenix roebelenii)
Por se tratar de uma planta um pouco maior, é indicada para o jardim em frente à sua casa. Ela ajuda a filtrar a fumaça que sai do escapamento dos carros, criando uma barreira natural de proteção para o ambiente interno.
5 – Café-de-salão (Aglaonema spp.)
Esta bela folhagem pode ser plantada em vasos de tamanhos variados e fazer parte da sua decoração. É bem interessante para escritórios, pois resiste inclusive a ambientes com ar condicionado.
6 – Palmeira-dama (Raphis excels)
Esta palmeira vai do tamanho médio a grande, podendo também ser cultivada em vasos maiores. Ela suporta ambientes sem luz direta, e segundo as pesquisas da Agência Espacial Norte-americana, filtra poluentes como formaleído, xileno e amoníaco.
7 – Árvore-da-borracha (Ficus elastica)
Uma planta com a qual se precisa tomar mais cuidado, pois cresce com muita rapidez. Além de filtrar benzeno, xileno, toluene, formaleído e tricloroetileno, tem uma vantagem extra: ajuda a manter a umidade do ambiente naturalmente, pois tem alto índice de transpiração.
Como cada uma dessas plantas têm capacidades diferentes de filtragem, uma boa opção é mesclar as espécies, garantindo proteção contra uma gama maior de poluentes. Além disso, é claro, você ganha um ambiente mais agradável, bem decorado e bonito. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- BBC Brasil. Nov. 2015.
- Exame. Set. 2016.
- US EPA Science Matters June-July 2012
- Medical News Today April 21, 2013
- Environmental Health Perspectives May 21, 2013
- The Journal of Gerontology June 6, 2014