Se você acompanha o que eu comento sempre por aqui, com certeza já leu algo sobre a importância das castanhas. Elas são bons alimentos, ricas em proteínas, vitaminas, antioxidantes e gorduras boas. É o caso, por exemplo, da macadâmia.
Ela é original da Austrália, só sendo cultivada no Brasil a partir dos anos 30. Contém grandes quantidades de vitamina B1, magnésio, manganês e ácido oléico, também presente no azeite de oliva.
Além disso, você sabe tudo mais que a macadâmia tem a lhe oferecer?
1 – Gorduras saudáveis
As macadâmias são uma fonte de gorduras boas, assim como a manteiga de vacas criadas a pasto, o ghee (manteiga clarificada), azeite extravirgem e óleo de coco. Para você ter uma ideia, elas têm maior quantidade de gorduras boas e menor teor de carboidratos do que qualquer outra castanha. Uma verdadeira maravilha!
2 – Ajuda na dieta keto
Se você está fazendo a dieta keto, lembre-se que deverá se alimentar com 60 a 85% de gorduras boas. As macadâmias, como são fontes dessas gorduras e têm poucos carboidratos, podem entrar na lista de alimentos que vão lhe ajudar nesse objetivo.
3 – Melhora da saúde cardíaca
Também por fazer parte desses alimentos ricos em gorduras boas, a macadâmia vai melhorar sua saúde cardiovascular. Contém ainda ômega 7, um ácido graxo que melhora a elasticidade das artérias e consequentemente o funcionamento do seu coração.
4 – Proteção contra a diabetes
As macadâmias ajudam no controle da sua sensibilidade à insulina. Por si só, essa função já faz bem para qualquer pessoa… E para quem tem diabetes tipo 2, melhor ainda!
5 – Emagrecimento
Não é só na dieta keto que a macadâmia pode agregar um grande valor. O ômega 7, que comentei há pouco, atua em hormônios que controlam a saciedade. Então, além de ser um alimento rico em gorduras saudáveis, o que é bom para sua dieta, ela vai controlar também seu apetite.
6 – Saúde mental
Também devido ao ômega 7, as macadâmias ajudam na sua saúde mental. Elas melhoram sua memória e atuam no combate à depressão e a ansiedade.
Aproveite a macadâmia e as outras castanhas. Elas são ótimas para lanches rápidos e práticos. Lembre-se apenas de guardá-las de preferência na geladeira, pois mal armazenadas podem rancidificar e permitirem o surgimento de aflotoxina, que pode provocar intoxicações.
Aproveite e coloque mais esse Superalimento na sua dieta!
–
Referências bibliográficas:
- Circulation. 2002 Sep 10;106(11):1327-32.
- J Nutr. 2010 Jun;140(6):1093-8.
- Hypertension. 2012 Jul;60(1):58-63
- American Journal of Clinical Nutrition. April 17, 2013
- World’s Healthiest Foods, Walnuts
- Livro Almanaque do Campo. Xico Graziano
- https://drrondo.com/12-dicas-de-saude-para-2018/