Seu sistema imunológico é a sua linha de defesa contra as mais variadas doenças. No mundo em que vivemos, é fundamental tomar atitudes que melhorem esse sistema, pois se você está forte o suficiente, pode se prevenir e encarar melhor os problemas de saúde aos quais está sujeito.
A questão é que nem todos têm essa consciência. Muita gente deixa de lado as recomendações e acabam adotando hábitos péssimos para a imunidade. Confira uma lista com os principais e evite-os!
Os piores hábitos para seu sistema imunológico
1 – Sedentarismo
A falta de atividade física é um dos piores fatores para seu sistema imunológico. Um estudo de 2018 concluiu que quando nos exercitamos, reduzimos a deterioração da nossa imunidade, que ocorre enquanto envelhecemos.
Além disso, como já sabemos, quando nos movimentamos afastamos alguns fatores de risco para doenças, como obesidade e problemas cardiovasculares. Também é sempre bom lembrar que ao nos exercitarmos, especialmente ao ar livre e em contato com o sol, acabamos produzindo mais vitamina D e evitando a poluição de interiores, o que é ótimo para a saúde.
2 – Ingestão de açúcar
Sim, é isso mesmo que você leu! O açúcar não aumenta apenas seu risco de diabetes e doenças cardiovasculares… Ele também afeita diretamente sua imunidade. Isso ocorre porque a glicose e a vitamina C têm uma composição química semelhante.
Quando estão no seu organismo, elas “competem” pelo mesmo lugar no sistema imunológico. Se há muito açúcar, menos vitamina C consegue entrar nas suas células. E como essa vitamina é fundamental para o combate de vírus e bactérias, ficar desprovido dessa ajuda é algo que realmente ninguém precisa!
3 – Beber pouca água
Se você não bebe água suficiente, seu corpo entra em estado de desidratação. Dependendo da frequência com que isso acontece, seu organismo pode liberar mais histamina para garantir uma hidratação adequada dos órgãos. Mas há um custo: a elevação de histamina pode piorar sua imunidade, aumentando seu risco de contrair doenças e infecções.
4 – Beber água de má qualidade
Beber pouca água é ruim, mas beber água ruim é pior ainda! A água que chega da estação de tratamento direto para sua torneira pode conter metais pesados, fluoreto, cloro, arsênico e outras toxinas que prejudicam sua imunidade. O ideal, como sempre comento, é utilizar um filtro de osmose reversa para purificar a sua água.
5 – Dormir mal
Se você não dorme bem, tudo vai mal. Eis uma verdade incontestável. Mas além da redução do foco, concentração e cansaço, sua imunidade também sofre. Pessoas em privação do sono estão mais suscetíveis a inflamações, infecções e doenças causadas por vírus e bactérias.
6 – Excesso de bebidas alcóolicas
Dentre os muitos problemas do excesso de bebidas alcoólicas, podemos encontrar também os prejuízos à imunidade. Quando você toma mais de 1 ou 2 drinks por dia prejudica sua flora intestinal, que são uma importante barreira de defesa contra micro-organismos nocivos.
7 – Não minimizar o estresse diário
Uma medida fundamental para todos aqueles que querem viver mais e com saúde é controlar os níveis de estresse. Segundo estudos, o estresse crônico suprime respostas imunológicas adequadas. Portanto, busque atividades que possam minimizar o estresse tão comum nos dias de hoje.
E então, está pronto para começar a melhorar seu sistema imunológico? São apenas medidas simples que podem mudar a forma como o seu sistema imunológico atua. Se ainda não começou, já está passando da hora. Proteja-se e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- Aging Cell. 2018 Apr;17(2)
- Best practice & research Clinical endocrinology & metabolism. 2010;24(5):775-784
- Endocrinology. 1994 Aug;135(2):675-81
- https://drrondo.com/blindando-a-sua-imunidade-de-forma-100-natural/
- https://drrondo.com/cortisol-hormonio-antiestresse/
- https://drrondo.com/estresse-cronico-aumenta-o-risco-de-cancer-e-doenca-cardiaca/
- Immunol Res. 2014 May;58(2-3):193-210.