A aloe vera é uma planta tropical que cresce em várias partes do mundo. No Brasil, em algumas regiões, também é conhecida como babosa. Suas folhas são carnosas e, quando partidas, apresentam uma espécie de geleia.
Ela é usada na composição de diversos produtos, tanto alimentícios quanto cosméticos. Mas outra ótima opção é usar diretamente o gel das folhas. Veja alguns usos e benefícios desse incrível poder natural…
1 – Aloe vera e queimaduras solares
O gel natural da aloe vera contém anti-inflamatórios, antioxidantes e gliconutrientes que aceleram a cura das queimaduras solares. Indica-se usar a polpa da planta até cinco vezes por dia no local da queimadura, até que ela melhore.
2 – Azia ou ressaca
Atualmente temos um grande problema: o uso indiscriminado de medicações para azia. Esses remédios têm vários efeitos colaterais, além de prejudicarem a absorção gástrica natural – lembre-se que você necessita de acidez no estômago!
A aloe vera, como bebida, acalma o desconforto do estômago e melhora a digestão. O uso mais indicado segundo estudos, nesses casos, é um copo durante a manhã de estômago vazio, por cerca de um mês ou até os sintomas melhorarem.
3 – Aloe vera e refluxo
Como bom anti-inflamatório que é, a aloe vera ajuda a reduzir a inflamação que ativa os sintomas do refluxo ácido. Os estudos indicam que uma boa forma de utilização para esse caso é uma colher se dopa diluída em água antes das refeições.
4 – Melhora a sua pele
Para manter a nossa pele firme e a saúde das nossas articulações, é indispensável que nos alimentemos de alimentos que possuam ou estimulem a formação de colágeno.
O melhor, como você deve saber, é o caldo feito com ossos de animais criados a pasto. Mas estudos indicam também que o uso da aloe vera em forma oral estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, sendo incrível para sua pele.
5 – Reduz a inflamação silenciosa do seu corpo
Os processos inflamatórios têm se tornado comuns no nosso organismo, levando às principais doenças crônicas atuais. Eles são o resultado de uma dieta moderna inadequada, com alimentos refinados, industrializados e óleos poli-insaturados, como o de soja ou milho.
Estudos indicam que o consumo de alimentos anti-inflamatórios, como a aloe vera, podem pesar a balança a nosso favor. Outros exemplos de fontes alimentares protetoras nesse sentido são cacau orgânico, goji berry, pólen de abelha, geléia real, alga marinha, spirulina, fitoplancton marinho, maca, coco, açaí, clorela, camu-camu, resveratrol, boswella, gengibre etc.
6 – Aloe vera e herpes
Também pelos efeitos anti-inflamatório e antioxidante, a aplicação do gel da aloe vera de forma tópica nas lesões causadas da herpes aceleram a recuperação.
7 – Ação antibacteriana
Ultimamente se tem usado muito os sabonetes antibacterianos. Porém, muitos deles contém substâncias químicas como triclosan ou tricocarban em sua composição, que pioram a resistência bacteriana e rompem o equilíbrio hormonal.
Seria mais indicado, portanto, lavar suas mãos com sabonetes convencionais. Mas se ainda assim quiser utilizar higienizadores antibacterianos, use os que contêm aloe vera, mais seguros e naturais. Outras boas opções são aqueles a base de camomila, tea tree oil ou extrato de arroz.
Você sabia que a aloe vera poderia servir para tanta coisa? Pois é! E o melhor é que ela é super fácil de cultivar, inclusive em vasos. Então, conte com essa ajuda natural na sua casa, a qualquer hora. Supersaúde!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/dicas-tratamento-queimaduras-solares/
- https://drrondo.com/antiacidos-para-curar-azia-ou-ressaca-cuidado/
- https://drrondo.com/fatores-que-melhoram-pioram-colageno/
- https://drrondo.com/10-taticas-reduzir-inflamacao-silenciosa-saude-longevidade/
- https://drrondo.com/revelada-a-verdadeira-causa-do-refluxo-acido/
- https://drrondo.com/gripe-e-superbacterias-supera-las-pode-ser-impossivel-mas-prevenir-se-nao/