Certamente você conhece o orégano em sua forma desidrata, muito usada em pizzas e lanches. Mas já ouviu falar do óleo essencial de orégano? Pois é, este é mais um óleo essencial com inúmeros benefícios!
O óleo essencial de orégano é feito a partir das flores e folhas da planta do orégano, a Origanum vulgare. O que apresenta melhores qualidades é o extraído de oréganos selvagens, nativos da região do Mediterrâneo.
Suas propriedades terapêuticas se devem à presença de diversas substâncias antifúngicas, antibacterianas e antioxidantes, como carvacol, timol e terpenos.
Confira algumas qualidades desse incrível óleo:
1 – Combate gripes e resfriados
O óleo essencial de orégano tem ação antimicrobiana, graças à presença de uma substância chamada carvacol. Ela estimula seu sistema imune a lutar contra os causadores das gripes e resfriados.
2 – Tratamento de fungos nas unhas
Tradicionalmente, esse óleo essencial é utilizado topicamente para combater fungos nas unhas. Mas deve-se sempre lembrar-se de diluí-lo em algum óleo carreador, como o óleo de coco, por exemplo.
3 – Combate do fungo Candida albicans
Da mesma forma, é usado para combater problemas decorrentes do fungo Candida albicans. Mas, nesse caso, antes de usá-lo em qualquer mucosa, você deve conversar com um médico habituado a tratamentos naturais para que ele possa lhe orientar.
4 – Alívio da faringite
Pesquisas já reportaram também que o uso do óleo de orégano bem diluído em água para gargarejos pode aliviar a faringite. Mas como ele é muito forte, aconselho que você também só faça isso com orientação médica adequada.
5 – Infecções parasitárias
Uma pesquisa de 2006 analisou o uso do óleo essencial de orégano contra infecções parasitárias causadas pela giárdia. Ele teve resultados incríveis mesmo quando comparado às medicações químicas mais usadas com esse objetivo.
6 – Repelente de insetos
Pesquisa de 2002 sobre o uso de óleos essenciais como repelente de insetos mostrou que o óleo de orégano é uma boa opção nesse sentido. Vale a pena trocar seu repelente químico, ligado a inúmeras doenças, por um produto natural.
É sempre bom lembrar de adquirir o óleo essencial de orégano em locais habituados com esse tipo de produto. E mesmo sendo algo natural, não substitua nenhum tratamento que já esteja fazendo e sempre converse com seu médico antes de qualquer decisão.
Outra opção interessante é usar essa erva na forma de tempero, na sua alimentação. Em seu estado natural, o orégano também lhe trará inúmeros benefícios, como já comentei por aqui. Aproveite!
Formas de uso:
- Aromatizador: Aproximadamente 15 gotas;
- Compressa: 5 a 10 gotas em 1/2 litro de água;
- Inalação: 2 gotas em 1 lenço (inalação pontual) ou 1 gota em 50 ml de soro fisiológico ou água (inalação a vapor ou em inalador elétrico);
- Massagem: 4 a 12 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Óleo para rosto: 1 gota em 1 colher de café de óleo vegetal;
- Óleo para cabelos: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal;
- Uso tópico: Em média 6 gotas por colher de sopa de óleo vegetal.
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/resfriado-e-tosse-seca-chega-disso/
- https://drrondo.com/muito-alem-da-pizza-confira-4-beneficios-incriveis-do-oregano/
- Parasitol Res. 2006 May;98(6):557-60. Epub 2006 Jan 20.
- Journal of the American Mosquito Control Association, 18(4):348-351,2002
- Harini N S /J. Pharm. Sci. & Res. Vol. 6(3)