A castanha-de-caju é uma relíquia do Brasil, pois tem origem aqui em nosso país. Ela é a terceira castanha mais consumida no mundo inteiro, e além de ser deliciosa, traz inúmeros benefícios para sua saúde. Quer saber por quê? É só conferir esta lista!
1 – Castanha-de-caju e a saúde do seu cérebro
A castanha-de-caju é fonte de colina, principal elemento na geração de acetilcolina. É um nutriente fundamental para sua memória e funções cerebrais, pois está relacionado às vitaminas do complexo B. Portanto, atua protegendo contra Alzheimer e outras doenças.
Além da castanha, outras fontes de colina são a carne vermelha, ovos frescos, fígado de frango e peru, bacon, salmão, pistache e cogumelos Shiitake.
2 – É fonte de magnésio
O magnésio é o quarto mineral mais abundante em seu corpo, desempenhando papel diário em mais de 300 reações enzimáticas. É encontrado em todos os seus tecidos – mas principalmente em seus ossos, músculos e cérebro.
Fundamental para que suas células produzam energia, estabilizem as membranas e ajudem os músculos a relaxar. Ou seja, magnésio é um mineral que induz a um estado de relaxamento.
E a castanha-de-caju é rica nesse mineral. O mesmo vale para alimentos como abacates, castanha do Pará, arroz integral, verduras de folhas escuras como espinafre e acelga, peixes oleosos, cacau cru, algas marinhas e sementes.
3 – É fonte de zinco
O zinco é um mineral fundamental para o bom funcionamento do seu organismo. Sua deficiência pode causar problemas gastrointestinais, doenças hepáticas e renais, perda de cabelo e audição, lesões cutâneas e diarreia, além de comprometer o sistema imunológico. Em casos graves, pode causar danos no DNA que aumentam o risco de câncer.
Além das castanhas-de-caju, outras boas fontes de zinco são as ostras, carne de animais criados a pasto, fígado de bezerros e cordeiro.
4 – É rica em ferro
Você já deve saber das importantes funções que o ferro desempenha em nosso corpo. Quando seus níveis estão baixos, tem-se o que chamamos de anemia. (Apenas tome cuidado, pois níveis altos demais de ferro são tóxicos para a saúde).
A castanha-de-caju tem boas quantidades desse mineral, junto com sementes de abóbora, feijão branco, folhas verdes escuras, carne de animais criados a pasto fígado de galinha, cordeiro e ostras.
5 – Castanha-de-caju contém gorduras boas!
Chegou a hora de mudarmos nossa alimentação, passando a nos alimentar menos de carboidratos e mais de gorduras boas e naturais. Nesse assunto, certamente a castanha-de-caju pode ajudar – assim como as outras castanhas.
Elas são fantásticas para sua dieta keto, que lhe ajuda a metabolizar em cima das gorduras, trazendo como consequência mais saúde e aquele corpo que você tanto esperou para ter. Que tal? Aproveite e Supersaúde!
–
Referências bibliográficas: