Pode ser que você não saiba, mas o melão cantaloupe é um primo da abóbora e do pepino. Ele é uma fruta da família das cucurbitáceas, nativo da Ásia e da África, mas seu nome usado hoje vem de Cantaloupe, na Itália.
Há muitas pessoas que nem conhecem bem seu gosto, achando-o sem sabor. Na verdade, isso acontece porque ele não amadurece depois da colheita, então quando é colhido antes da hora permanece sem a doçura que deveria ter.
Melão cantaloupe e enxaqueca
Se você sofre com as enxaquecas, o melão cantaloupe – assim como outros tipos de melão – podem ser de grande ajuda. As enxaquecas, acompanhadas de qualquer combinação de ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono e sensibilidade ao barulho podem ser um grito do seu corpo por mais magnésio.
O melão contém vitamina B6, que age melhorando a ação do magnésio, potencializando a resposta terapêutica. Os estudos sugerem que se deva usar de 50 a 150 mg / dia.
Outras fontes de vitamina B6 são pistache, sementes de girassol, abacate, banana, laranja, batata-doce, batata, espinafre, peru, frango, carne bovina e salmão. (Para saber mais sobre magnésio e prevenção de enxaquecas, clique aqui).
Outros benefícios do melão cantaloupe
- Previne problemas de visão: É rico em antioxidantes como a luteína, zeaxantina, betacaroteno e cryptoxantina, importantes para prevenção da degeneração macular.
- Potencial antioxidante: Rico em vitaminas A, C, B3, B6, folato e manganês, que participam da formação da enzima superóxido dismutase, a principal enzima antioxidante do nosso corpo.
- Tem pouco sódio, gorduras e colesterol.
- Prevenção do câncer: Inibe o crescimento de tumores de cólon, próstata, endométrio, pâncreas e pulmões.
- Melhora as membranas celulares.
Você precisa tomar apenas um cuidado: evita consumir o melão cantaloupe em excesso. Como ele tem bastante frutose, pode ser prejudicial para sua sensibilidade à insulina. Tendo isso em mente, aproveite mais esse superalimento!
Referências bibliográficas:
- Livro Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes.
- J Neural Transm (Vienna). 2012 May;119(5):575-9
- The Pharmaceutical Press, 1996
- Haworth Herbal Press, 1993
- John Wiley & Sons, 1996
- Medical Economics Company, Inc., 1998
- ArchInt Med 1998;158(20):2200-11
- Pediatr Rev 2000;21(2):44-57
- Worlds Healthiest Foods, Vitamin B6
- Self Nutrition Data, Nutritional Yeast
- Nutrition Facts June 10, 2015
- Phytother Res. 2014 March;28(3):412-5
- The Douglas Report. Jan 2015, vol. 14 nº9