O que você precisa para a saúde dos seus dentes? Quando se faz essa pergunta, a maioria das pessoas pensa em escovação e fio dental. Nesse caso, elas até estão certas, embora, como já comentei anteriormente, talvez seja uma boa ideia procurar por uma pasta de dentes sem flúor…
Outras responderiam também usar enxaguantes bucais. Embora pareça algo bom, não é uma opção recomendável. O problema é que eles matam não só as bactérias ruins, mas também as boas bactérias. O resultado é um prejuízo na produção de nitrato, algo que deveria ocorrer na sua boca e que é extremamente necessário para o relaxamento dos seus vasos sanguíneos.
Bom, até agora, falamos apenas de cuidados de higiene, utilizando-se de produtos… Mas como sempre digo, o ideal é fazemos dos alimentos o nosso remédio. Isso vale também para os seus dentes! O alimento certo pode fazer a diferença para um sorriso branco, bonito e saudável!
Os melhores alimentos para a saúde dos dentes
O ideal é optar por alimentos que contenham as vitaminas A, D, além de minerais como cálcio e fósforo. Em conjunto com fibras alimentares, eles são o time perfeito para sua dentição, garantindo força e vitalidade. É importante também se lembrar de estimular a produção de saliva, fundamental para uma boca saudável. Veja como:
Chia: essas sementes já são incríveis por sua quantidade de proteínas, minerais e até ômega 3. Como se não bastasse, também são ótimas para os dentes, por sua combinação de vitamina A, fibras, fósforo e potássio.
Salsão: se você costuma procurar por soluções naturais para uma boa saúde, com certeza já topou com a indicação do salsão para os dentes. E é a mais pura verdade. Ele é um enxaguante bucal natural. Sua textura áspera ajuda a remover restos de outros alimentos dos dentes e gengiva. E como é crocante, ao mastigá-lo produz-se mais saliva, importante para a digestão e a saúde bucal como um todo. Esse objetivo também é alcançado com outros vegetais crocantes, como cenouras e pepinos.
Laticínios: leite, queijo, iogurte, manteiga… Difícil achar quem não ame! E se quando você pensa neles, pensa também em cálcio, acertou! É o mineral fundamental para a dentição. Os laticínios têm ainda um bônus: a caseína, proteína responsável por fortalecer e reparar o esmalte dos dentes. Prefira sempre leite e derivados de animais criados a pasto.
Peixes com gordura: peixes de águas frias e profundas, como salmão e atum, também são excelentes opções. Eles possuem o famoso ômega 3, que entre muitos benefícios, também mostra bons efeitos contra a doença gengival. Mas não é só isso. Eles possuem fósforo e vitamina D, que ajuda na absorção do cálcio pelo organismo. Seus dentes e seu paladar agradecem!
Óleo de coco: já pensou em usar o óleo de coco como enxaguante bucal? Bochechar com uma colher desse óleo durante alguns minutos tem efeito antisséptico, removendo bactérias nocivas e toxinas da sua boca e protegendo seus dentes. Estudos têm inclusive demonstrado efeitos de redução de placa e de quadros de gengivite.
Nada melhor do que encontrar soluções naturais e saborosas para nossa saúde, não é mesmo? Agora é hora de colocar tudo isso em prática. Tenho certeza que você vai sorrir muito mais!
–
Referências bibliográficas:
- https://drrondo.com/enxaguantes-bucais-podem-anular-efeitos-beneficos-dos-exercicios/
- https://drrondo.com/mau-halito/
- https://drrondo.com/evite-antisseptico-bucal/
- https://drrondo.com/chia-o-milagre-da-natureza/
- Post-exercise hypotension and skeletal muscle oxygenation is regulated by nitrate-reducing activity of oral bacteria. Free Radical Biology and Medicine, 2019; 143: 252.
- J Food Sci Technol. 2016 Apr; 53(4): 1750–1758.
- Niger Med J. 2015 Mar-Apr; 56(2): 143–147.
- J Tradit Complement Med. 2017 Jan; 7(1): 106–109.
- The Journal of Nutrition, Volume 134, Issue 4, April 2004, Pages 989S–995S,
- J Periodontol. 2010 Nov;81(11):1635-43. doi: 10.1902/jop.2010.090628. Epub 2010 Jun 23.
- J Am Diet Assoc. 2010 Nov;110(11):1669-75. doi: 10.1016/j.jada.2010.08.009.