Se você está tentando emagrecer, não precisa ficar contando calorias ou comendo alimentos de baixa caloria. Nem aquela comida de dieta.
O que você precisa é colocar o seu corpo em um programa de jejum.
Essa condição pode ser feita com mini jejuns várias vezes durante a semana ou até o ficando 24h em jejum, semanalmente.
Certamente com isso você reduz o número de calorias que consome, criando uma condição de queima da gordura em excesso, que é usada como combustível.
Porém, quando você se alimenta, deve usar nutrientes que realmente satisfaçam a fome e o seu paladar.
Com estes alimentos você estará inibindo o seu apetite, manterá sua energia necessária e estará queimando o excesso de gordura.
São eles:
1 – Brodo (Caldo de osso)
É feito com fervura de ossos, de vegetais e temperos em água. O resultado será um liquido maravilhoso, cheio de proteínas facilmente absorvíveis e minerais em abundância.
E, além do que, é rico e delicioso!
Quando você tomar um caldo de osso, ele lhe satisfaz. O seu corpo recebe uma enorme quantidade de nutrientes com pouquíssimas calorias. E, não contém nenhum carboidrato ou açúcar, com isso, aumentando a sua queima de gorduras.
E mais, contém 2 componentes proteicos primários (glicina e prolina) que também ajudam a reparar o seu trato digestivo e reduzem inflamação.
2 – Colágeno
Da mesma forma que o brodo, o colágeno contém proteínas altamente absorvíveis (incluindo glicina e prolina) que nutre o seu corpo sem conter açúcar, carboidratos ou muitas calorias. Além disso, pode ser adicionado a sopas, café, chá e smoothies, pois não tem gosto.
Adicionar o colágeno à sua bebida favorita é um modo simples e prazeroso de fornecer ao seu corpo proteínas e mantê-lo sem compulsões alimentares.
3 – Café
Talvez você esteja surpreso de ver café nesta lista. Você sempre ouviu falar que café é ruim para você, especialmente se você abusa dele. Porém, a ciência mostra que a cafeína pode ajudá-lo a reduzir a quantidade de calorias que você consome, a ao mesmo tempo aumentar o número de calorias que você queima.
E isso é maximizado quando você usa uma xícara de café antes dos treinos.
A cafeína libera gordura depositada, e o exercício garante que o seu corpo vai queimá-lo como combustível.
Portanto, quando você adiciona colágeno ao seu café, você acelera sua queima de gorduras. Caso você não goste de café, pode usar chá verde, que tem o mesmo efeito.
4 – Abacate
Mesmo o abacate sendo altamente rico em gorduras, saiba que o seu corpo precisa dessa gordura para prosperar. Além disso, ele dá saciedade, ao contrário do que se tivesse consumindo alimentos refinados e processados, que só estimulam o seu apetite.
A verdade é que gordura ajuda a queimar gordura, pois não altera a insulina – aliás, a mantém baixa.
Essa condição é básica para que haja queima de gordura de depósito.
Além disso, o abacate é ótimo para inchaço, outro obstáculo quando se quer manter a cintura fina. Ele mantém o trânsito intestinal e é rico em potássio, que ajuda a evitar retenção de líquidos. Portanto, não tenha receio de gorduras, pois elas são saudáveis, e fontes boas delas, como abacates, olivas e coco só podem ajudá-lo.
5 – Berries
São altamente emagrecedoras, importantes para serem adicionadas à sua dieta. São doces naturalmente, mas contém poucas calorias e açúcar quando comparadas a outras frutas.
E ricas em fibras, o que é bom para o seu intestino. Além disso, estão cheias de antioxidantes, que combatem oxidação e inflamação, os dois piores inimigos quando se quer perder peso.
6 – Grapefruit
É um superalimento emagrecedor. Segundo estudo, o consumo de meia grapefruit antes das refeições promove significante perda de peso, comparado com placebo, além de manter níveis de glicemia baixos.
7 – Amêndoas
São riquíssimas em gordura e fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes.
Os estudos mostram que o seu consumo promove saciedade, além de baixar peso corpóreo e diminuir risco de diabetes.
Porém, evite o produto tostado e adocicado, pois neste caso contém óleos vegetais que agem contra a perda de peso, por gerar oxidação e inflamação.
Por isso, eu recomendo meia palma da mão de amêndoas, para substituir lanches. Consuma-as cruas ou assadas em casa com pouco óleo de coco e sal marinho.
8 – Chocolate escuro (amargo)
Chocolate é feito com grãos de cacau, que são ricos em gordura, fibra, minerais e antioxidantes. Um verdadeiro superalimento. O chocolate amargo é rico em gordura monossaturada, a mesma gordura presente no azeite de oliva e abacate.
Os estudos mostram que o consumo desse tipo de gordura promove perda de peso. Portanto, consumir pequenas quantidades de chocolate amargo (70% de cacau ou mais) abastece o seu corpo, combate estresse oxidativo e reduz inflamação.
9 – Temperos
São ricos em nutrientes, antioxidantes e anti-inflamatórios. Além disso, dão sabor aos alimentos.
Dois compostos são especialmente importantes no emagrecimento.
- Pimenta malagueta ou chili: ativa o metabolismo, promove queima de gordura e reduz o apetite. Seu consumo regular promove redução de gordura abdominal.
- Açafrão: apresenta propriedades anti-inflamatórias. Isso é importante para o emagrecimento, porque a obesidade é quase sempre associada a inflamação. Seu uso promove redução de medida de cintura e redução de gordura, devendo, portanto, ser associado em qualquer programa de emagrecimento.
- Gengibre: além de melhorar o processo digestivo, tem ação anti-inflamatória, fatores que auxiliam na redução de gordura.
10 – Salmão selvagem
É uma excelente fonte de proteína, como o brodo e o colágeno. Além do que, contém altas quantidades de ômega 3, que é anti-inflamatório. Essa composição faz do salmão um grande aliado no programa de emagrecimento.
11 – Vegetais
Os vegetais devem compor a metade dos pratos, e procure diversificá-los.
Vegetais coloridos como as folhas verdes, pimenta vermelha e batata doce são riquíssimos em vitaminas, minerais e fibras, além de potentes antioxidantes e anti-inflamatórios, com a vantagem de terem pouca caloria.
Se você quer emagrecer, estes alimentos fazem toda a diferença, tornando-o uma máquina de queimar gorduras.
Agem ativando o seu metabolismo, reduzindo o nível de insulina e combatendo a inflamação e o estresse oxidativo.
E mais, lhe dão saciedade que você tanto precisa, sem precisar abrir mão do sabor.
Referências bibliográficas:
- Livro Muito Além dos Superalimentos: Mude sua Vida com Supernutrientes.
- https://drrondo.com/chocolate-amargo-coma-sem-culpa/
- https://drrondo.com/o-segredo-indiano-antienvelhecimento/
- https://drrondo.com/7-usos-fantasticos-do-gengibre/
- https://drrondo.com/coloque-a-gordura-para-trabalhar-por-voce-e-perca-peso-sem-esforco/
- https://drrondo.com/fatores-que-melhoram-pioram-colageno/
- https://drrondo.com/brodo-o-superalimento-esquecido/